quarta-feira, 29 de outubro de 2008

IGREJA MATRIZ DE ASSU

Igreja Matriz de São João Batista (Freguesia de 1726) é uma obra arquitetônica da antiguidade das mais belas do Rio Grande do Norte. Fora construída pelos índios mansos do Caicó ou Apodi por iniciativa de Manuel Lins Wanderley. Celso da Silveira (artigo intitulado Breve Memória da Freguesia de São João Batista do Assu) depõe que a sua construção deu-se início em 15 de julho de 1760 e que há notícia que em 1746 já havia um templo de madeira e barro. E vai mais adiante aquele escritor potiguar de Assu afirmando que em 1850 a 1857 aquela igreja foi construída inteiramente. O altar daquela igreja fora construído segundo Maria Carolina Caldas Wanderley (Sinhazinha Wanderley) em 1863 e no ano de 1907 foram abertas as arcadas laterais daquele templo religioso, bem como o piso revestido de mosaico pelo padre Antônio Brilhante de Alencar. A sua construção foi de iniciativa de Manuel Lins Wanderley (Coronel Wanderley) que também doou a imagem de São João Batista. o padroeiro.

Fernando Caldas


3 comentários:

  1. A cada acessada em seu Blog me sinto culturamente alimentado... parabéns pelo blog Fanfa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Thiago. Agora faço como o Juscelino França: "Volte sempre"! Vou postar mais do que antes, fatos sobre o Assu e o Rio Grande do Norte!. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. fatos pitorescos da politica e do povo assuense são um verdadeiro afrodisiaco para a alma. parabens fanfa e um abraço do seu leitor e primo fernando r. tavares.

    ResponderExcluir

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).