terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MINHA PERSONALIDADE ESPECIAL - DR. FERNANDO EZEQUIEL FONSECA


Vilmaci Viana

FERNANDO EZEQUIEL FONSECA
Assuense nascido em 26 de abril de 1927, é filho de Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho e dona Maria Helena Nunes Fonseca. Foi alfabetizado no Colégio Santo Antônio de Natal - RN (dos Irmãos Maristas), cursando o científico no Colégio Pedro Augusto, em Recife / Pe. Em 1946, após sua aprovação no vestibular, matriculou-se na Faculdade de Medicina de Recife / Pernambuco, graduando-se em 8 de dezembro de 1951.
ATIVIDFADES: Dr. Fernando Fonseca (como é mais conhecido), foi cirurgião geral do então Hospital Miguel Couto e obstetra da Maternidade Escola Januário Cicco. Serviu durante muito tempo, como plantonista do Serviço de Pronto Socorro em Natal. Foi médico estagiário do Hospital das Clínicas em São Paulo / SP, em 1955, juntamente com o Dr. Edmundo Vasconcelos. Sumeteu-se a concurso de provas e títulos nomeado efetivamente, cirurgião Geral do IAPC, servindo, ao longo dos anos, no Ambulatório de Natal. Foi professor fundador da Faculdade de Medicina de Natal, onde exerceu a cátedra de Patologia Geral e Clínica. Foi quem primeiro chefiou o Departamento de Cirurgia da UFRN e membro do Conselho Universitário. Foi Diretor do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da UFRN. Frequentou, como médico visitante, a Universidade de Georgetown em Washington / EUA, convidado pelo Hoope. Credenciado pela UFRN visitou as Universidades de Coimbra / Portugal e Sorbone / França.
Durante a sua jornada profissional, Dr. Fernando Fonseca exerceu a medicina clínica em todos os hospitais de Natal, e no seu consultório à avenida Afonso Pena. É casado com a professora, escritora e artista plástica - Graziela Costa Fonseca - com quem teve quatro filhos e 12 netos. Foi admitido em Rotary Internacional desde 1958, presidindo seu clube rotário em dois mandatos.
Compareceu com sua esposa, às Convenções Internacionais de Rotary em Calgary / Alberta, no Canadá (1996), e em Glasgow, na Escócia, em 1977. É membro da Academis de Medicina do Rio Grande do Norte desde O6 de junho de 1995, ocupando a cadeira número 34. É autor de um livro em homenagem ao seu pai - Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca - reeditado pela Livraria Clima.
(Transcrito do Blog: VIvi Eventos Culturais)

Um comentário:

  1. Olá. Estou procurando parentes de Geraldo Nunes Fonseca, meu avô, que faleceu por volta de 1948/1949 e morava em Natal. Não tenho muita indormação sobre ele, mas sei que ele era da Marinha e morreu de tuberculose. Deixou um filho chamado Ipojucan, meu pai.
    Agradeço, desde já, caso o senhor conheça algum parente dele.
    ana claudia mafra da fonseca
    anacmafra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).