domingo, 8 de fevereiro de 2009

ZÉ AREIA


1 - Zé Areia era uma figura boêmia, folclórica, presepeira e espirituosa de Natal. Alguns autores potiguares como Veríssimo de Melo, já publicaram livros sobre as suas tiradas. Nasceu em Natal, morador do bairro das Rocas, daquela capital potiguar. Na Ribeira velha de guerra, viveu os melhores momentos da sua vida. Foi barbeiro de profissão, vendedor de loteria, jogo do bicho, rifa. Ele já virou até samba canção por um dos seus admiradores como o compositor natalense Gomes de Melo que versejou assim "Zé Areia nas Rocas você nasceu / era poeta e trovador / foi na Ribeira que viveu / No seu cotidiano vendia jogo do bicho, rifa, loteria / quem na sua rifa ganhava / uma desculpa ele dava /o prêmio foi adiado para o outro dia". Pois bem, certa vez, Zé Areia, na época da Segunda Grande Guerra, vendeu um papagaio cego a um certo soldado americano. Um amigo ao tomar conhecimento do ocorrido, disse: "Rapaz, você não tem vergonha, não! Vender um papagaio cego ao americano?" Zé Areia não se deu por calado: "Ele não vai levar o bicho pro cinema".

2 - De outra feita procurava vender uma sela (acolchoado para cavalos). O primeiro conhecido que encontrou, ofereceu a mercadoria: "Seu Mário eu tenho uma cela pra vender". "Eu não sou cavalo, pra que eu quero cela?" Zé Areia fuzilou na hora: "Ela serve também pra burro".

blogdofernandocaldas.blogspot.com

4 comentários:

  1. È COM MUITA EMOÇÃO QUE ENCONTREI ESSE ARTIGO SOBRE MEU bISA zÉ aREIAS, MEU PAI AINDA É VIVO UM SÓSIA DO BISA ATE EM SUA ESPONTANEAS PIADAS.
    MEU NOME É MÉRCIA SOU FILHA DE RUY AREIAS E GOSTARIA MUITO DE ALGUNHA FORMA HOMENAGEAR MEU BISA TÃO AMADO, MEU FONE É 84 88796806 .
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da publicação pois gosto muito da história da nossa querida cidade do natal valeu mesmo. onde posso encontrar o livro?

    ResponderExcluir
  3. Um prazer, sua visita ao blog. Tem outras postagens recente dele, Zé Areia, Abra o blog e vá clicando em postagens antigas que você vai encontrar. Postei há uns dez dias atrás.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Marcia sou irma da Mercia, que fez o comentario sobre nosso bisavo Ze Areias, Hoje , meu pai não é mais vivo, mas ele era a copia fiel de nosso bisa e tinha a mesma espiritualidade que ele. Gostaria muito que alguem contasse mais coisas sobre Ze Areias, onheço muitas historias, cresci rindo com elas e tive o prazer de conviver(quando criança) com Ze. Sinto muitas saudades tanto do Bisa Zé, quanto do meu pai Ruy Areias que se parecia muito com ele.

    ResponderExcluir

Da solidão por Redação Tribuna do Norte  3 de abril de 2024     Vicente Serejo serejo@terra.com.br O ser humano, desde a caverna, tem medo d...