segunda-feira, 6 de abril de 2009

"ASSUENSE PREMIADO NA NOVA ZELÂNDIA"


"Jean Lopes conquista prêmio internacional"
"O fotógrafo assuense Jean Lopes é finalista num concurso internacional de fotografia na Nova Zelândia. Promovido por uma editora e com temática voltada para a amizade, família, amor e risos, o concurso M.I.L.K. selecionou 150 trabalhos do mundo todo. Cada um dos finalistas receberá quinhentos dólares e disputará o prêmio de 5oS$ mil. O resultado final sai no dia 31 desse mês, e será escolhido por Elliatt Erwett, fotógrafo da lendária agência Magnum de fotografia, um dos organaizadores do prêmio.
As fotos premiadas serão impressas numa edição luxuosa e ainda farão parte de uma exposição itinerante.
Na primeira edição, realizada há dez anos, disputaram o concurso mais de 17 mil fotógrafos, incluindo 4 fotojornalistas consagrados com o Pulitzer Prize o mais importante da imprensa americana. Na ocasião, foram mais de 40 mil trabalhos, provenientes de 160 países. Os números desse ano ainda não foram divulgados.
Flagrante em dia de laser
Jean Lopes conta que estava na praia de Ponta do Mel, em Areia Branca. Percebeu que um grupo de crianças se divertiam brincando com um cachorro. Elas corriam, e o cacchoro coria atrás. "Uma hora, a garotinha se distanciou do grupo", conta o fotógrafo, "e acabou alcançada pelo animal". O flagrante lembra um antigo anúncio da Coopertone e é o resultado de um olhar apurado e a paixão pelo ofício. Era o último dia de 2005 e Jean ia passar o reveillon na praia. Encontrou o grupo e percebel alí uma foto em potencial. "E como já disseram: é preciso crer para ver", diz o fotógrafo, reforçando uma das características mais marcantes de todo bom fotojornalista, a capacidade de antever a situação."
blogdofernandocaldas.blogspot.com

2 comentários:

  1. Israel Araujo Farias Martins14 de fev. de 2010, 07:59:00

    O grande fotógrafo é aquele que reúne traços de talento, competência, energia de ambiente, visão e sorte para na hora certa captar coisas tão raras e ao mesmo tempo tão comuns e especiais quanto uma foto qualquer que causa a quem vê a mesma sensação de quem estava lá, respirando o mesmo ar...
    Israel Araujo Farias Martins

    ResponderExcluir
  2. Bela foto. Foi mesmo muita sorte. Lembro-se de uma propaganda antiga que tinha uma imagem similar. Esses fotógrafos devem dormir com uma máquina fotográfica pra poder captar fotos. Quando algo acontece e eles não conseguem fotografar, deve ser frustrante pra eles.

    Silmara Brandão - SP

    ResponderExcluir

 Danou-se.