sábado, 23 de maio de 2009

DE TABA-AÇU A CIDADE DE ASSU


Por volta de 1650 habitavam a região do Assu, os indígenas. Ficaram notabilizados de Janduís. Aquele lugar era denominado Taba-Açu, que quer dizer Aldeia Grande na linguagem Tupy-Guarany. Eram guerreiros, ferozes, supersticiosos e extremamente selvagens. Viviam quase nus, vestiam apenas uma pequena saia feita de palha de carnaubeira ou carnaúba (árvore nativa então abundante naquela região). Para sobreviver, os Janduís alimentavam-se de frutas, mel e raízes. Caçavam os veados (matavam e comiam somente as suas tripas cruas) e pescavam preferencialmente as traíras (peixe de água doce muito comum nos rios e lagoas).

Até a década de 1686/1696 os indígenas punham em pânico as hostes portuguesas, atacando-as até as proximidades da Capitania do Rio Grande. Na chegado dos brancos, foram eles dominados e eliminados quase por completo. Foi uma guerra sangrenta que a história denominou de Guerra dos Bárbaros ou Guerra dos índios também registrado na história de Guerra do Açu.

Agostinho César de Andrade, capitão-mor daquela capitania, sem poder cumprir a Ordem Régia, deu lugar ao seu sucessor capitão-mor Bernardo Vieira de Melo que veio a Ribeira do Açu, chegando a 6 de fevereiro de 1696, de acordo com o Ouvidor Geral Cristóvão Soares Reymão, acompanhado de 30 soldados negros, procedentes da Capitania de Pernambuco.

Arraial de Santa Margarida, data de 20 de julho de 1687, Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, fundado por Bernardo Vieira de Melo, à 24 de abril de 1696. "Sendo o dia 24 de abril consagrado a Nossa Senhora dos Prazeres, é natural que fosse o da fundação do Arraial. Porque costumam os portugueses assinalar os seus feitos com o nome do santo do dia." (Capitães Mores).

Os Tapuias (chefiado por Janduí) e os Janduís (travaram novas lutas sanguinárias contra os colonizadores em defesa de suas terras, preferindo a morte a serem subordinados e subjugados pelos portugueses e colonos. Nestor Lima depõe que "a colonização da Ribeira do Açu teve, porém, enormes dificuldades opostas pelos naturais da terra, numerosa tribo Tapuia, que declarou guerra de morte aos colonizadores, a quem causava toda sorte de danos em medonhas investidas."
E Taba-Açu se tornou então a Freguesia de São João Batista da Ribeira do Açu, Julgado de São João Batista da
Ribeira do Açu, Povoação de São João Batista da Ribeira do Açu, Vila Nova do Príncipe, Vila Nova da Princesa (também chamada de Vila do Açu), elevou-se a município com a denominação de Assú.

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...