domingo, 24 de janeiro de 2010

BRASÃO E ORIGEM DA FAMÍLIA CALDAS

CALDAS

Procedem de D. Garcia Rodrigues de Caldas, rico-homem de pendão e caldeira, natural do Reino das Astúrias, que se diz ser da Casa dos senhores de Caldelas. Tomou partido contra D. Henrique. Conde de Trastamara, nas lutas havidas com seu irmão o Rei de Castela D. Pedro, o Cruel, pelo que quando este foi vencido e aquele, com o nome de Henrique II, subiu ao trono, teve de fugir a sua vingança, vindo para Portugal na companhia de D. Fernão Anes de Lima, seu parente.

Recebeu-se com D. Leonor Sousa de Magalhães, filha de Luis Gonçalves de Sousa e de sua mulher, D. Leonor de Magalhães, senhora que lhe levou em dote as quintas da solda, Camposa e S. Martinho de Vascões, em Coura; e apresentação da igreja de Camposa, na vila dos arcos, e S. Martinho de Vascões; a quinta de Vila Verde e do paço de Coura, na freguesia de Vascões.
Seus filhos continuaram o apelido.

Desta família e das suas armas dizia-se, como informa o Padre Antônio Soares de Albergaria no primeiro terço do século XVII: "De Caldas nem armas nem almas."

As armas que usam os destes apelido são: De prata com cinco ciprestes de verde. Timbre: Um cipreste do escudo.

(Pesquisa do Museu de Ciências Naturais - Horto de Dois Irmãos - Recife - Pernambuco). Pesquisador: Petrônio Machado Cavalcanti.

blogdofernandocaldas.blogspot.com

42 comentários:

  1. Primo Fernando!

    Mande notícias suas e das suas pesquisas! Espero que o arquivo que lhe enviei esteja rendendo frutos por aí com a sua investigação. Mantenha contato! meu e-mail é arthur@est.edu.br e de meu pai é filipelcaldas@gmail.com. Um abração. Arthur

    ResponderExcluir
  2. Antonio Pereira caldas20 de nov. de 2011, 20:13:00

    olá eu também sou menbro da família caldas, sou alagoano de maceió filho de Álvaro pereira caldas. meu nome é antonio pereira caldas, minha avó chamava - se rosa henrique caldas conhecida como loló residia no bairro do poço na rua rego da mata nos idos de 1913. gostaria de saber se há no brasil só uma família caldas ou existe outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Caldas, desculpe a demora em responder a seu pedido de informação sore a família Caldas que, penso eu, é uma só família. Eu tenho notícia de uma pessoa daí de Maceió chamada Esther Caldas, inclusive foi ela, Esther, uma das primeiras mulheres a ter direito a votar no Brasil. Eu tenho a fotografia dela. Agora, eu nunca, apesar de gostar muito de genealogia, de descobrir parentes, os Caldas espalhados por todo este país. Eu tenho uma história que os meus antepassados, inclusive historiadores, escritores membros da nossa família que se aportara no porto do Recife três irmãos membros desta família. Agora, que tem um tabalhor aprofundado e ele vai gostar se você entrar em contato com ele, é Ahthur Lins Caldas, que mora no Rio Grande do Sul, o email dele é: filipelcaldas@gmail.com

      Excluir
  3. Antonio Pereira caldas20 de nov. de 2011, 20:17:00

    caldas.56@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. não obtive resposta para a minha pergunta sobre a família caldas.volto a perguntar a quem souber existe só uma família caldas no Brasil? Responda quém souber: agradeço antecipadamente:Antonio caldas caldas.56@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e primo Antonio Caldas. Desculpe a demora em responder o seu email, foi um esquecimento e agora revendo os comentários publicados no meu blog, gostaria de lhe responder, dizendo, que os Caldas é uma família só no Brasil. Agora, você vai se aprofundar mais neste assunto, entrando em contato com Arthur Lins Caldas (você também é Lins, quem é Caldas é também Lins Caldas, uma só família), que, penso eu, ele vai gostar do seu conta. Qualquer contato com ele, me dê retorno. Abraço pra você. Estando em Natal lembre-se de minha pessoa, terei muito prazer em conhecê-lo. Eis o email de Arthur: filipelcaldas@gmail.com

      Meu telefone: 84.32139859 e 84.96412943.

      Abraços

      Excluir
    2. EU TB PERTENÇO A FAMILIA CALDAS MEU NOME É DENISON Q. CALDAS MEU PAI SE CHAMAVA JOSE PEREIRA CALDAS NASCIDO EM ARAPIRACA -AL NO DIA 10 DE JANEIRO SÓ O ANO QUE NÃO ME LEMBRO AGORA NO MOMENTO

      Excluir
  5. BOA NOITE, FERNANDO CALDAS
    MEU NOME ANTONIO M CALDAS, FILHO DE MARIO CALDAS E AILDES M CALDAS,JA FALECIDOS, MINHA FAMILIA MORA TODA NO RIO DE JANEIRO,O QUE SEI ERA QUE MINHA AVO ERA FILHA DE PORTUGUESES,NAO SEI MUITA COISA POIS MINHA MAE SE SEPAROU DO MEU PAI CEDO,MAS SEI QUE O PAI DA MINHA VO E A MAE DELA VIVERAM ANTES DO ANO DE 1900,POIS A MINHA VO MORREU EM 1970.O MEU E-MAIL E TONI-ARTE@HOTMAIL.COM E O MEU TELEFONE E 21-2756-1357/UM GRANDE ABRAÇO E VAMOS DESVENDAR ESTE MISTERIO.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Fernando meu nome è Carlos Augusto Caldas da Silva Junior
    meu pai tem o mesmo nome, ele é filho de Edith Caldas da Silva ,o sobrenome Caldas é de minnha avó Edith Caldas da Silva até falecer morava no Rio de Janeiro ,meu pai e seus irmãos nasceram e foram criados tambem no Rio, meu pai é nascido em 1928 .
    Aguardo alguma noticia sua , meu email é rcc_net@yahoo.com.br meus telefones 11-43056949 11- 983349888

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE,MEU NOME É ANTONIO R.CALDAS WEYLL SOU FILHO DE SOA JORGE DOS ILHEUS,MEU AVO SE CHAMAVA FIRMINO PIRES CALDAS E MINHA MAE É HELENA CALDAS WEYLL,POIS A FAMILIA CALDAS É UNICA NO MUNDO,O PRIMEIRO LUGAR AONDE COMECOU A RAMIFICACAO DOS CALDAS FOI EM ILHEUS,DEPOIS FOI SE ESPALHANDO PELO BRASIL!JUNTAMENTE COM O CALDAS VINHERAM MAIS TRES OS SCHAO,LAVIGNE E WEYLL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio. Prazer entrar em contato com esse mais novo primo. Eu, confesso, gosto muito de genealogia, de descobrir parentes da família Caldas, por este país afora. Mais nun me aprofundei por questão de tempo. Ocorre, que tem uma pessoa que mora no Rio Grande do Sul (ele é do Pernambuco e vai gostar muito e se interessar pelo seu contato). Envie um email pra ele, fale no meu nome, diga que foi eu que indiquei, pois ele tem um trabalho de pesquisa sobre os Caldas grandioso. Eis o email dele: filipelcaldas@gmail.com

      Me diga o resultado. Aqui em Natal sempre ás ordens. O meu telefone: 84.32139859 - 84.96412943

      Excluir
    2. EU MORO NO VALE DO PARAIBA NO ESTADO DE SÃO PAULO SOU NATURAL DA CIDADE DE GUARATINGUETÁ ,
      EM GUARATINGUETÁ TEM MEUS PRIMOS E UMA TIA AINDA VIVA COM O SOBRENOME CALDAS ,COMO TB TENHO FAMILIA EM PROPRIA COM SOBRENOME CALDAS COMO TB NO RIO DE JANEIRO E TB EM RECIFE .TODOS COM O SOBRENOME CALDAS

      Excluir
  8. Caro primo FERNANDO CALDAS,
    Meu nome é LUIS ALFRÊDO GUIMARÃES CALDAS FILHO, maranhense de São Luis, como tantos parentes, sou um buscador de respostas acerca da nossa origem e entender a nossa árvore genealógica. Meu avô nasceu por volta do ano de 1846 (aproximadamente. Caso o primo tenha alguma pista sobre a família no maranhão, gentileza informar.
    E-Mail: caldasfilho@gmail.com Fones: (98) 32457876 (98)9963-9964
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. primo Fernando caldas ,não esou conseguindo ,entrar em contato com pelo email com Arthur lins caldas,aqui no rio grande do sul.mas você ,pode ajudar-me.meu nome de solteira e regina catarina ribeiro caldas,naci ,em poa,meu pai adao ribeiro caldas naceu em poa também em 1920,eu naci em 1956 ,o nome do meu avo paterno era Raul ribeiro caldas,nacido no lugar hoje chamado barra do ribeiro rs ,nacido em 1892,meu bisavo paterno felix ribeiro caldas,residia ,na barra do ribeiro,hoje.municipio do rio grande do sul,enfim e tudo que sei ,resido na mesma cidade que eu e meu pai nacemos na capital do rs,tenho imensamente vontade de saber mais sobre minha família paterna.e-mail;negrinha56@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi...voce eh minha prima tbm....meu avô é joao luis ribeiro de caldas irmao do seu pai eu acho....

      Excluir
  10. Sou Gabriela Caldas e nossa temos muitos parentes aqui no Sul, começamos no Rio Grande do Sul e atualmente temos família também em Santa Catarina. Estou fazendo a árvore da nossa família desde 1881 quando Francisco Ribeiro Caldas casou-se com Edvirges Gomes da Silva. No momento busco o brasão da nossa família... se precisarem de alguma informação coletei algumas para a árvore, meu email gflorescaldas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sou Wendel Caldas Melo, filho de rosalina da costa caldas, neto de aurelino correia caldas e bisneto de aquilino correia caldas e isidoria sacramento caldas. Gostaria de saber se vc poderia me dar alguma dica sobre minha arvore genealógica.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Fernando, meu nome é Emerson Caldas, sou de Brasília e minha família são de Paracatu-MG. Pelo pouco que sei, das histórias que meu avô (já falecido) de origem portuguesa, contava que a família Caldas que veio para o Brasil e se separam em duas regiões: Nordeste e Sudeste, depois se espalharam unindo com outras famílias. Como não havia comunicação na época, se perdeu na história. Todos os Caldas presente no Brasil certamente, acredita-se, tem uma relação com a família distante, ou seja, mesma família de origem Portuguesa com as mesmas histórias. Meu avô sempre dizia dos primos distantes que moravam no nordeste e goiás, mas nunca soube mencionar os nomes por não lembra-los. Acredita-se que somos as mesmas famílias de origem Portuguesa, apenas com laços se romperam com a separação. Sabe-se que em Portugal, antes da vida para o Brasil, a família Caldas era muito grande e restaram alguns que ficaram em Portugal. Temos parentes em Goiás, Minas Gerais e Brasília. Caso queira contato: emersoncaldas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Fernando sou João Carlos Fuhr Caldas filho de João Carlos Ribeiro Caldas e neto de Raul Ribeiro Caldas e uma das poucas coisas que eu sei é que a família era da Barra do Ribeiro, se você souber alguma coisa me ajuda eu saber um pouco de minha família. Meu email é jfuhrcaldas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOÃO CARLOS,SOU REGINA ,FILHA DE SEU TIO ADÃO RIBEIRO CALDAS,SEU BISAVO É FELIX RIBEIRO CALDAS,COMO RESPONDI A SILVIA ,SER SUA FILHA OU SOBRINHA LOCALIZAR ERMO EM GUAIBA,O COMEÇO AQUI NO SUL DE NOSSA FAMILIA É LA QUE COMEÇA.

      Excluir
  14. Oi Fernando Caldas,
    Meu nome é Jose Ribamar Caldas lima Filho, sou Natural de Itapecuru-Mirim Ma, meu pai Nasceu em Brejo Ma, cidade que tem muitas pessoas da familia Caldas, também em São Luis -Ma. Fiquei contente em saber que a nossa familia é bem grande no Brasil e gostaria de receber mais noticias e acho que você vai me ajudar muito. Parabéns pelo seu trabalho. Hoje moro em São Gabriel da Cachoeira _Amazonas.

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Esther Caldas. Meus avós são do Maranhão.
    Gostaria de saber mais sobre a origem da família. Uns dizem que são espanhóis, outros portugueses...
    Enfim... seria muito bom conhecer esse passado.
    Qualquer informação, podem se comunicar por meio do email: esthercaldas@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Me chamo Ana Paula da Silva Caldas e minha família pelo que sei era daqui do Rio Grande do Sul mesmo. Meu avô paterno é João Carlos Ribeiro Caldas e sua mãe Angelina Ribeiro Caldas. O meu bisavô que era caldas, meu pai não sabe o nome, pois ele faleceu quando meu avô ainda era muito pequeno. esse dado se perdeu. Na cidade de Barra do Ribeiro aqui no sul. Se puderem me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANA PAULA O NOME DE SUA AVÓ ERA ANGELINA SILVA CALDAS,SEU BISAVO RAUL RIBEIRO CALDAS,SEU TATARAVO FELIX RIBEIRO CALDAS ,LOCALIZAR LOCAR ERMO,GUAIBA,SABERAS COM CERTEZA A ORIGEM DE SUA FAMILIA A PROPÓSITO,CHAMO-ME REGINA FILHA DE ADÃO RIBEIRO CALDAS IRMÃO DE SEU AVO.

      Excluir
  17. Oi Ana Paula, sou Olice Caldas Junior, meu bisavô FRANCISCO RIBEIRO CALDAS, casado com EDVIRGES GOMES DA SILVA, nasceu (ele) na Barra do Ribeiro Meu avô TRAJANO CALDAS , nasceu em Guaiba em 03/09/1884. Pesquise no Google SANTO AMARO AÇORIANA, meu e-mail olicecaldas@live.com. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Me chamo andré caldas sousa neto de Cloves caldas ele trabalhava com madereira só minha vó o conheceu então nao tenho contato algum com familiares caldas

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sou Nathaly Caldas, neta de Djalma Ferreira Caldas, nascido e falecido em Recife, PE. O mesmo é neto de Bernardino Ferreira Caldas, português,vindo ao Brasil por volta da I Guerra Mundial. Por muito pesquisar, achei que a família Caldas tem história do Vale do Minho (hoje cidade de Braga), mas quero achar o fio da meada e saber como desenhar essa árvore genealógica. Contato : nathalycaldas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Meu nome e Marcio Sergio Mistieri e meu avó pai de minha mãe chamava-se João Antonio Caldas e veio de Portugal com o padrinho dele com 14 anos e é tudo que se sabe dele sou tambem considerado um Caldas mesmo assinando o sobrenome de meu pai?

    ResponderExcluir
  21. Meu nome e Clovis Caldas junior filho de clovis caldas e neto de Alexandre Caldas e Francisca Caldas que viveram em Aracati,ceara e creio posteriormente no Acre

    Meu email clovis.caldas.cf@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. MEU NOME É MIRIAM CALDAS, ESTOU PESQUISANDO A FAMÍLIA PIRES CALDAS,SOU FILHA DE ENI LIMA CALDAS,FILHA DE LAURA BARROS LIMA E JOAQUIM PIRES CALDAS, ELE FILHO DE AURÉLIO PIRES CALDAS E IDALINA BARBOSA CALDAS, O AURÉLIO TINHA IRMÃOS; MÁRIO PIRES CALDAS(OURIVES), TEVE UM FILHO COM NOME DE ALOISIO, OUTROS IRMÃO DE AURÉLIO; LUIS CALDAS, JOAÕZINHO,CASO ALGUÉM POSSA ME AJUDAR GRATA, MEU CONTATO-RES .( 11) 2217.6882 EMAIL; MIRIAM_CRP@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Sou Marcelo caldas de Campos dos Goytacazes Rj neto de Francisco Pereira Caldas.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite sou neta de maria zizina caldas o pai dela era João de caldas Simões. Gostaria muito de saber mais sobre minha origem.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite...sou Jorge Alberto Caldas , filho de Raymundo Pennaforte Caldas e Arcelina Caldas Meus avós paterno e materno eram os irmãos Benedicto Caldas e João Caldas Jr. e ainda tinha mais dois irmãos José Caldas e Pedro Caldas filhos de João Caldas e eram de Campos e Macaé.

    ResponderExcluir
  26. Oi boa noite eu sou da família Caldas meu avô era Oliveira Ribeiro Caldas gostaria de saber se somos mesmo parentes pq pelo que vi vc postar somos uma só família meu avô era de conselheira Pena Minas Gerais tenho muito vontade de conhecer outros membros da família desde já obrigado

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Valdetedossantoscaldas filha de Edite caldas e neta de Oliveira Ribeiro Caldas quero saber se somos da mesma família a família é grande mas seráquesomos uma só. Gostaria de saber sesomosmesmoparentes . Obrigado

    ResponderExcluir
  28. sou primo de Renato Caldas, poeta de assú, busco informações sobre meus antepassados, sou filho de pedro rodrigues caldas, neto de maximiniano caldas e maria luiza rodrigues.

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é Laís Caldas e a maioria dos familiares que conheço é do interior da Bahia.

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é Maria Auxiliadora Lima de Souza, filha de Raymundo Nunes de Souza e de Altamira Caldas Lima de Souza, tendo como avós maternos Manoel Virgínio de Lima e Ermelinda Caldas de Lima. Meus avós vieram de Belém para o Acre onde viveram e constituíram família . Sou Caldas e tenho interesse em saber da existência de meus parentes.

    ResponderExcluir
  31. Meu nome e Sandra de Caldas Pereira, filha de Reinalda dos Prazeres de Caldas Pereira e neta de Barbosa de Caldas Pereira, a minha avo e mae sao de vila de Moncao em Minho e procuro as minhas origens!

    ResponderExcluir
  32. oi boa tarde meu nome e Ana Cleide Caldas moro em Aquidauna mato grosso do sul fiquei feliz em saber que tem mais Caldas aqui temos alguna Caldas meu whats 67984632713

    ResponderExcluir
  33. familia caldas e so uma ou tem varias

    ResponderExcluir
  34. Me chamo Fernanda Lins Caldas, neta do falecido Paulo Lins Caldas, sou de Curitiba/PR. Não tenho muito contato com a minha família paterna mas gostaria muito de saber nossas origens, procede que é de Portugal? Boa noite a todos

    ResponderExcluir

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).