sábado, 30 de janeiro de 2010

LEMBRANDO IRMÃ JUSIFINA

Lembro-me muito bem dela, Irmã Jusifina Gallas. Eu era ainda menino estudante do curso primário do Colégio Nossa Senhora das Vitórias (de onde guardo boas recordações) Ela era um amor de pessoa, humanitária, emprendededora, foi ela que reconstruiu a capela daquele educandário, ou melhor remudelou. Irmã Jusifina é a primeira Filha do Amor Divino, brasileira. "Estreou no Convento do Cerro-RS em 1920. No colégio de Assu ela foi além de professora, Madre Superiora, se não me engano, entre a década de cinquenta e sessenta."Foi a primeira mestra de noviças, de 1928 a 1950, quando o noviciado era em Assu", faleceu em Natal em 1983 aos 80 anos de idade, no convento de Emaús, e esta enterrada no Cemitério Público de Assu terra que ela tanto amou e foi muito querida por todos.
Fica, portanto, a homenagem do seu ex-aluno, dizendo que a sua alma "há de brilhar e florescer como talvez nenhuma outra alma no mundo".

Fernando Caldas
blogdofernandocaldas.blogspot.com

3 comentários:

  1. Que emoção sentí ao encontrar no seu Blog,"Lembrando irmã Josefina Gallas".Sou assuense,moro no Rio à quase quarenta anos,e estudei no Colégio N.Sra das Vitórias onde fiz o primário e o ginasial,essa linda irmã era a nossa superiora.Em 1960 ela foi transferida para Caicó,como eu queria fazer o curso pedagógico que não havia em Assu,ela me levou para estudar naquela cidade,fiquei interna no Sta .Terezinha,e assim pude durante tres anos,ainda desfrutar do convívio dessa irmã que fez diferença em minha vida.À ela, a minha eterna gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Você deve ter comhecido no Colégio Santa Terezinha de Caicó Irmã Verônica. Ela era do Assu (mina tia em segundo grau). Obrigado por adicionar o meu blog. Volte sempre! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Conhecí sim, a irmã Verônica,ela tb era muito querida por nós, cuidava da sacrestia,e tb plissava muito bem as nossas saias de gala.
    Foi um grande prazer encontrar o seu blog,inclusive tem uma foto da minha turma do curso ginasial enviada por Genilda Macedo,fiquei muito feliz em reviver esse tempo tão especial da minha vida.
    Moro à 38 anos no Rio,mas jamais esquecerei as minhas raízes!...Fui por um ano (1963), professora de História no Instituto Padre Ibiapina,nessa época,o diretor era o padre Alfredo Simonete,assim,guardo boas lembranças de tantos jovens com quem conviví.Abracos!

    ResponderExcluir

  Assu Antigo 24 min    ·  SOBRE O MAJOR MONTENEGRO QUE EU CONHECI E CONVIVI Nascido na Fazenda Itu, Povoação de Sacramento, atual e prósper...