quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

RUA DA PALHA

Há muitos anos atrás a atual rua 11 de agosto, no centro da ciade de Assu, era denominada de rua da Palha. Era naquele logradouro onde morava um dos amores do poeta Renato Caldas. Ele dizia aos amigos e conterrâneos que desejava ser homenageado com o seu nome dado aquela rua, o que ainda não fora atendido pelos governantes e vereadores o Assu. Quando eu fui vereador daquela terra assuense de 1983 a 1988 entrei com um projeto de lei para que fosse dado o seu nome conforme o proprio poeta pede no poema transcrito adiante. Pena que não fora aprovado pela maioria dos vereadores daquela casa legislativa do Assu. Vejamos o poema intitulado de "Rua da Palha", que diz assim:

Esta é a Rua da Fome:
Nela eu quero meu nome,
Quando algum dia morrer.
Não quero placa esmaltada;
Pode se enferrujada,
- De acordo com o meu viver.
E, caso isso acontça,
Faço questão que apareça
Essa sincera inscrição:
Renato Caldas, um nobre
Que na choupana do pobre
Entrava como um irmão.
Não era "Nacionalista"
E nem ao neologista
Estendeu a sua mão.
Viveu sempre embriagado.
Só não foi no seu passado
Um desonestso. Um ladão.

blogdofernandocaldas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...