terça-feira, 18 de maio de 2010

COSTA LEITÃO VERSUS EDGARD MONTENEGRO

Em 1962 disputava a prefeitura do Açu (foi uma campanha política mais tensa que o Açu já viveu) Maria Olímpia Neves de Oliveira - Maroquinhas (figura de minha estima e admiração, atualmente residente em Brasília) contra Walter de Sá Leitão. Maroquinhas tinha o apoio do seu marido Costa Leitão que na época era ainda o prefeito daquela terra açuense, Walter tinha o apoio de Edgard Montenegro então deputado estadual e líder incontestável do Vale do Açu..Em certo comício na praça pública do Açu Edgard em referência a Costa que tinha a cor escura e que era chamado pelos seus adversários de negro e "Barrão", externou: "Meus conterrâneos, esse negro achando pouco a sua "tinta" quer agora colocar uma "Onça" (apelido de Maroquinhas naquela eleição) na prefeitura do Açu.. Não podemos aceitar uma coisa dessas!" Dia seguinte, comício de Maroquinhas, povão na praça esperando a resposta de Costa sobre aquelas palavras de Edgard, Costa usou do microfone saindo-se com essa em referência a Edgard:: "Macacada te ajeita, porque Maroca vai ser prefeita!" E Maroquinhas, se não me falha a memória, ganhou a eleição para Walter (Golinha) por 308 votos. Era assim a política praticada no Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...