sexta-feira, 28 de maio de 2010

MAIS UM POUCO DE JOÃO LINS CALDAS

Caldas, como ele gostava de ser chamado, açuense por opção e escolha, viveu mais de duas décadas entre Rio de Janeiro e Bauru-SP. Morava na rua dos Inválidos, na Lapa, tradicional bairro da boêmia carioca. Poeta amargurado e ao mesmo tempo amoroso. O bardo Caldas, é considerado por alguns grandes críticos de arte moderna no Brasil, como o verdadeiro "pai do modenismo" brasileiro, pois já em 1917 escrevia anonimamente versos emancipados de métricas. Será que foi a toa que ele conviveu com o que tinha na década de dez, vinte e trinta, de melhor nas letras nacionais, como, por exemplo, Olavo Bilac, um dos mais notáveis poetas do Brasil? Claro que não! A sua poesia, a sua criatividade poética é das melhores. E quando exaltado, quando alguém duvidava da sua capacidade intelectual, dizia repetidas vezes: "Eu sou Nietzche... Eu sou Nietzche... Eu sou Nietzche!" Era por acaso? Ele tinha a certeza de que tivesse publicado trilingue (portugês, inglês e francês) toda a sua produção poética, teria sido consagrado o maior da poesia universal. Afinal, o poema abaixo tanscrito sob o título O Amigo não é uma jóia de poema? Vamos conferir:

Na noite eu serei o amigo.
Como o vento, na noite,
Como a estrela, na noite,
Na noite eu seurei o amigo.
Mas perdoa ao amigo.
Uma noite haverá e daí para talvez mais nunca em nenhuma outa noite
Em que eu já não serei o amigo.

E este outro sem epígrafe que, no meu entender, é o seu orgasmo poético: Vejamos para o nosso deleite, adiante:

O teu mundo é novo. A tua carne é nova. Eu sou a velhice, o mundo abalado.
O teu mundo que me convida. O permanente mundo em flo da tua carne.
Beijar-te os olhos, acariciar-te os o0s dedos, ter nas mãos a doçura do teu cabelo, tua nuca, o teu pescoço roliço para acariciados...
Dirás que a vida é bela. A vida é bela!
Mas eu, amo, já agora tão triste e tão cansado.

Ontem que não chegou. Ontem que estava mesmo um dia amaelo...
Perdão, perdão, eu de mim mesmo é que já não sou tão belo.

Vai, e não leves de ti a tua desilusão...
O que me dói, o que ainda me dói...
(... E não ver essas roupas desmanchadas,
O azul desses olhos, a graça e a festa dessas mãos...)
Deixa que eu feche os olhos, e não te veja, e não veja mais nada...

Obrigado, e perdão.

Caldas apesar de ter tido vários relacionamentos amorosos, morreu só, como sempre viveu numa modesta casa da cidade de Açu, em 1967 (ele nasceu em 1888), loo que tinha acabaedo de ler o livro da poetiza portuguesa Virgínia Victorino, intitulado "Apaixonadamente".

 E o poeta "que tinha muito de Deus", escreveu:

Estou calçado para a eternidade.
Vesti-me de roupas de caminhar por toda a eternidade.
Onde houver um rasgão, certo que as minhas roupas estarão rasgadas.

Mas o homem é um clarão
Eu serei um clarão por toda a eternidade.

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...