segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NATAIS EM NATAL

                                              marcelo barroso
Publicação: 17 de Dezembro de 2010 às 00:00imprimircomentarenviar por e-emailreportar erroscompartilhartamanho do texto A+ A-

Tem presente pra todo mundo em 2010. Pelo menos quando o assunto é entretenimento cultural gratuito no Natal da capital potiguar. Programações de diversos estilos e atrações já ganharam as ruas desde o começo do mês, adicionando música e arte às luzes da cidade.

marcelo barroso

Tracional Auto do Natal estreia terça-feira, desta vez com direção de Diana FontesO Natal em Natal, projeto da prefeitura municipal e Capitania das Artes, divide suas programações entre Mirassol e Panatis, culminando em breve com o Auto e o Cortejo de Natal, repleto de cores e shows; em paralelo, surgiu este ano o Baixo de Natal, iniciativa de artistas, escritores e jornalistas que apresentam novas opções para o circuito natalino. O Baixo de Natal estrou quarta-feira e segue durante todo o fim de semana. A caixa do presente está convidativa; basta abrir.

A programação do Natal em Natal, bastante tradicional na cidade, está das mais ecléticas – seja aos pés da nova árvore de Natal, em Mirassol, ou na área de lazer do Panatis. Respeito à diversidade é o mote do “Cantos de Natal”. “A gente quer que todo mundo tenha espaço e as coisas aconteçam. Juntamos tudo, sem preconceito: brega, MPB, corais, jazz, gospel, regional, pop, rock e reggae. Coisas diferentes não precisam se anular”, explica Marcílio Amorim, um dos coordenadores da programação.

Jesus in Concert

O destaque do “Cantos de Natal” em Mirassol é o festival “Jesus in Concert”, que vai apresentar artistas do circuito gospel sexta e sábado, a partir das 18h. Hoje, tem atrações como Banda Rios, Bálsamo de Gileade, Pequeno Planeta, Cleide Bez e banda, e grupos de teatro; no sábado, o destaque será a banda americana Christafari: criada em 1990 pelo músico e ministro religioso Mark Mohr, o grupo difunde a mensagem cristã através da música dos rastafaris, pondo o gospel na levada reggae. O show será às 20h30. No domingo, terá mamulengo (Genildo Mateus), Lanu Mello e Banda Liberdade, e contação de histórias com Nara Kelly.

Na zona norte, os cantos natalinos vão do regional ao rap, sem perder o ritmo. Na sexta, tem carimbó de Felipe Camarão, Carlos Zens, e os grupos de hip hop Rimas Classe A lado B e Snoop Soul; no sábado, terá Orquestra Talento Petrobras, Mariângela Figueiredo, e a banda Pedu Breu. No domingo a programação é da criançada, com Trem Fantasma, Nosso Choro e Pedrinho e Cia. Destaque para o dia 26, com o cantor sertanejo Daniel. Cinco mil ingressos gratuitos estarão à disposição, em troca de uma lata de leite.

Auto de Natal começa dia 21

Os espetáculos natalinos aliados aos shows são a parte mais aguardada da programação do Natal em Natal. O Auto de Natal ocorrerá nos próximos dias 21, 22, 23 e 25, no Machadão, com o espetáculo “Maria, José e o Menino Deus” sob a direção de Diana Fontes. O texto, de Edson Soares, é baseado no evangelho de Thiago, que retrata os acontecimentos anteriores a Cristo e detalhes de sua infância. O palco terá estrutura móvel, dando mais vivacidade à encenação. Ao todo, 200 pessoas, entre elenco principal e figurantes.

O Auto de Natal sempre abre com o espetáculo, e logo a seguir, os já tradicionais shows musicais. Para este ano, a programação é a seguinte: no dia 21, Padre Antônio Maria e Coral da Petrobras; dia 22, o cantor Fagner e a Banda Sinfônica; dia 23, a cantora gospel Aline Barros, e no dia 25, uma celebração ao aniversário da capital ao som de Roberta Sá, Khrystal, Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz. Os portões abrem às 18h.

O clima de celebração continua com o também tradicional “Cortejo do Natal”, a parada natalina que será realizada de 25 a 30 de dezembro, na Praça Cívica, coração de Petrópolis. Sob a direção geral de Véscio Lisboa, coreografia de Dimas Carlos e cenografia de Carlos Sérgio Borges, o Cortejo de 2010 terá o folclore potiguar como foco. O folclorista estudioso Deífilo Gurgel contribuiu no roteiro. Cada passagem cristã será relacionada a elementos regionais, entre Cheganças, Caboclinhos, blocos de índios, Galantes, Boi de Reis, o Nascimento de Jesus numa Lapinha, e até uma chegada do Papai Noel ao melhor estilo potiguar. O evento começará sempre às 20h.

Baixo de Natal mostra suas armas

Uma brincadeira de cunho irônico iniciada no Twitter, logo ganhou corpo e ganhou as ruas para entreter e passar uma mensagem. Assim é o Baixo de Natal, que animará o circuito natalino até domingo que vem, com espetáculos e shows. “A intenção é mostrar que fazemos arte o ano todo, e não apenas no Natal. Mais do que uma crítica, queremos propôr ideias”, explica a atriz Quitéria Kelly, uma das idealizadoras.

A programação do Baixo nesta sexta a peça “RecCiclus, às 17h30, no Circo Tropa Trupe (UFRN), exposição no Bardallos, às 19h, e filmes em Nalva Melo (Ribeira), às 0h. No sábado, às 17h, terá apresentação da peça “The Baixo de Natal”, escrita por Carlos Fialho e Patrício Jr.; serão sete atos entre a Cidade Alta e Ribeira, percorrendo as ruas para contar a histórias dos artistas que saem de Natal pelo menosprezo às artes praticado pelas autoridades.

Às 22h, no DoSol (Ribeira), terá Festival Baixo de Música, com as bandas Evol, Curta Metragem, Calistoga, Dessituados e Holandês Voador. O Baixo segue no domingo, com três espetáculos: “Cleansed’, às 16h, no Depto de Artes da UFRN; “Achado não é roubado”, da Tropa Trupe Cia de Arte, às 17h, na UFRN; e “Serálice?”, às 18h, no Tecesol (Rua Governador Valadares, conjunto Pirangi).

Natal no Beco

E Papai Noel, quem diria, foi parar no Beco da Lama. O centro também tem a sua programação. Na sexta, tem o último Beco do Reggae, às 19h, com as bandas Nade 1, Faces Negras, Allan Negão (do Rastafeeling) e Bob Marlon; no sábado, Geraldo Carvalho toca Lá Na Carioca, a partir das 15h, com direito a feijoada; e continua às 20h no Bardallos com show da banda Lunares, e baile black do DJ Samir.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...