sábado, 29 de janeiro de 2011

O MARMELEIRO SERTANEJO E AS PASTILHAS DO DOUTOR BELLOC...


Othoniel Menezes
(in Sertão de Espinho e de Flor, em fase de impressão)

Terra e gente  madornando. (23)
O mormaço, formigando,
cai sobre o imenso geral.
Longe, em saudosa surdina,
um carro de boi rechina...(24)
Rescende, o marmeleiral.
........................................................................................................................................................................................................................................................

NOTAS AO CANTO 02

Rescende o marmeleiral:
Naquela região esse arbusto é bem o característico do sertanejo. Passando grande parte do ano despido de folhas, amarelecem, murcham e caem antes de começado o rigor do verão, às vezes, desde julho ou agosto, e com o aspecto desolado da planta morta em pé, logo à primeira chuva cobre-se de renovos avermelhados ou róseos que, se não demora a seguinte, dentro de uma semana são folhas verdes, ásperas, mas de perfume particular, que basta o atrito da passagem entre elas para despender. (Policarpo Feitosa, Antônio de Souza, transcrito em Leituras Potiguares, p. 32).

O marmeleiro do campo, Maprounea braziliensis, é uma euforbiácea, excelentemente prestada ao habitante da caatinga e do sertão. Há o branco e o preto. A casca deste fornece uma infusão, famosa no tratamento empírico das moléstias do estômago. O carvão, pulverizado, dá produto similar do Belloc (43) e é de grande eficácia na terapêutica de todas as afecções entéricas, segundo afiançou ao Autor dessas Notas o saudoso nova-cruzense, abalizado homeopata, José de Matos, velho e popular advogado provisionado, cheio de janeiros e experiências.

A carne-de-sol, mesmo que esteja mofada, readquire o aroma primitivo, quando enrolada, durante algumas horas, em folhas de marmeleiro. Foi prática proverbial de muitos marchantes que, ao  tempo do tráfego em comboios (cinco ou seis dias de marcha, do Seridó a Natal), traziam o produto às feiras do agreste.


NOTAS DE LAÉLIO FERREIRA:

NOTAS DE LAÉLIO FERREIRA:

(23) Do verbo madornar, modorrar - Cochilando, dormitando.
(24) Do verbo rechinar. Produz som estrídulo e áspero; range, chia, silva.
(43) O Jornal do Brasil, na edição de 26.05.1926, publicou o seguinte anúncio (a ortografia é a da época): Para ter bom somno/Porque este tem um somno tão socegado? (legenda do clichê)/ E porque, para dormir bem, é necessário ter uma boa digestão./ Para ter uma boa digestão, é preciso tomar Carvão de Belloc. Façam como elles. O uso do Carvão de Belloc em pó ou em pastilhas basta effectivamente para curar dentro de alguns dias dias as doenças de estomago, mesmo as mais antigas e as mais rebeldes a qualquer outro remedio. Produz uma sensação agradavel no estomago, da appetite, accelera a digestão e faz desapparecer a prisão de ventre.  Soberano contra o peso no estomago depois das refeições, as enxaquecas provenietnes de más digestões, arrotos, quaesquer affecções nervosas do estomago e do intestino. Pastilhas Belloc.  As pessoas que o preferirem, poderão tomar o Carvão de Belloc sob a forma de Pastilhas Belloc. Dose: uma ou duas pastilhas depois de cada refeição. A venda em/ todas as pharmacias e drogarias. Deposito geral: Casa Frére, 19, rua Jocob, Paris.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).