segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Trauma psicológico ao tratamento odontológico – Mito ou ficção?

Alexandre Dias
Dentista

Atualmente, ainda é comum observar em um determinado grupo de pacientes um maior grau de ansiedade ou até mesmo medo ao tratamento odontológico. Na maioria das vezes, os traumas são decorrentes de procedimentos realizados no passado, que geraram um alto nível de estresse e um comprometimento psicológico, principalmente nos paciente da faixa etária acima de 50 anos, com perda parcial ou total dos dentes, embora também se observe em todas as idades dependendo da abordagem do atendimento profissional anterior, do ambiente familiar ou até mesmo do seu estado psicoemocional.
Em outras situações, o trauma pode advir de ausência de um único dente ou até mesmo de uma cárie na região anterior. Assim como pequenos defeitos, pelo convívio constante e diário com os mesmos afetam a autoestima, como por exemplo: dente torto, diastema, dente escuro, dente fraturado, coloração amarelada em todos os dentes, gengiva escura, perda de gengiva com raiz aparecendo, obturação antiga perceptível, metal de prótese fixa ou grampo de prótese removível, prótese que se percebe facilmente ser prótese, prótese total velha e gasta, próteses que se mexem, falta de prótese por falta de adaptação ou desconforto.
Estes e outros problemas ao longo do tempo, por sua não aceitação, leva a uma situação de constrangimento pela tentativa de dissimulação. Com o tempo, alguns vícios, tais como: não abrir muito a boca para falar ou rir, ou disfarces do tipo crescer o bigode ou só se permitir fotografar ou olhar pelo outro lado são ocasionados pela vergonha de algum defeito, que pela constância, acabam se transformando em verdadeiro trauma psicológico.
Por medo ou limitação financeira, posterga-se o tratamento do fato gerador do trauma, até o momento em que uma força maior, como a que faz deixar de fumar, beber ou fazer um regime, por exemplo, leve a assumir e realizar o tratamento, que é a única solução para traumas e vergonhas. Sabe-se que a odontologia evoluiu bastante com relação às condutas no tratamento, seja por meio de novas tecnologias, que proporcionam conforto e segurança, como também por meio de novas técnicas de tratamento baseada numa abordagem multidisciplinar, com apoio psicológico em que o profissional possa transmitir segurança, assim como a possibilidade de realizar determinados procedimentos odontológicos por meio de sedação semi-consciente, monitorado por um profissional médico-anestesista.
Entre as alternativas de tratamento é sempre importante ressaltar que para qualquer trauma psicológico existe a possibilidade de tratamento odontológico. Para isso deverá sempre existir uma equipe multidisciplinar para avaliar o grau e o nível do problema a ser tratado.
 
ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
 
Leonardo Sodré                                 João Maria Medeiros
Editor Geral                                          Diretor de Redação
9986-2453                                                               9144-6632
 
Nosso blog
www.ecoimprensanatal.blogspot.com
 
Nosso e-mail



Nenhum comentário:

Postar um comentário

De Nino, o filósofo me-lancólico do Beco da Lama, molhando a arte de viver com goles de uísque: “A vaidade humana, às vezes, é perversa. Não...