quinta-feira, 24 de março de 2011

Lançamento da Expofruit 2011 exibe a força da fruticultura no estado

Nesta quarta-feira (23), foi promovido na fazenda Agrícola Famosa em Mossoró, o lançamento da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit) 2011. O evento que acontecerá no período de 8 a 10 de junho no Centro de Exposições e Eventos (Expocenter), contou com a participação de diversas autoridades e técnicos do ramo agrícola na solenidade de lançamento.

Na abertura, os coordenadores da feira promoveram uma visita dos jornalistas convidados a cinco fazendas de agricultura irrigada na região da Chapada do Apodi. O passeio teve o objetivo de exibir todo o bom potencial da região. De acordo com o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do norte (Coex), Segundo de Paula, essa iniciativa foi pensada como uma forma de mostrar aos repórteres as dificuldades do setor, mas também a vontade de luta do produtor rural.

“Essa visita foi para mostrar que a feira levanta a moral dos produtores rurais. A organização e todo o sucesso em negócios firmados é um novo gás para os empresários do campo. Uma força que mostra todo o potencial de nossa fruticultura, que cresce a cada ano. Uma história que começou pequena, quando poucos apostavam no desenvolvimento desse setor por aqui. Para se ter idéia dessa pujança, são cerca de 200 mil toneladas por ano só de melão”, ressaltou Segundo de Paula.

Fazendas

As fazendas visitadas foram: Pedra Preta (Coopyfrutas), Agrícola Canaã, localizada no assentamento Maisa, Mata Fresca, Frumel, e fazenda Agrícola Famosa, aonde finalizou o tour e também onde foi promovido o lançamento da feira e o almoço para as autoridades convidadas.

Na oportunidade, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, ao lado do superintendente do Senar, Otávio Tavares, acompanharam toda a logística apresentada pelos organizadores da feira e também puderam conferir toda a dinâmica de uma das empresas mais capacitadas do Brasil no ramo de fruticultura: a Fazenda Agrícola Famosa.

De acordo com José Vieira, da Faern, além de impulsionar o setor de fruticultura, a Expofruit gera emprego e renda para o município de Mossoró. “Com ela, cerca de 20 mil empregos diretos e 70 mil indiretos são firmados. Um verdadeiro estimulo para essas pessoas e uma mostra da expansão da feira na economia local”, explicou Vieira.

Infraestrutura

Na visita, os representantes do Sistema Faern/Senar também puderam observar toda a infraestrutura da Fazenda Agrícola Famosa, que desde a década de 1990 é sinônimo de boas práticas econômicas e sociais.

Fundada em 1995, a Agrícola Famosa é uma empresa de capital nacional situada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Em seus mais de 15 anos de existência, consolidou-se no agronegócio caracterizando-se por investimentos em novas tecnologias, pesquisas constantes, respeito ao meio ambiente e compromisso social. “Uma fazenda modelo para os produtores rurais. Um exemplo do trabalho sério de Carlos Porro e Luiz Roberto Barcelos”, explicou José Vieira.     

Durante o lançamento da Expofruit 2011, o presidente do Sistema Faern/Senar pôde conversar com o secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado, sobre problemas enfrentados pelos produtores rurais nesse início de ano.

Apoio

“Foi uma conversa rápida, mas que deu para sentir a vontade de trabalho do secretário. Falei sobre a nossa fruticultura e também sobre o apoio do governo ao médio produtor rural, que muitas vezes fica sem amparo em determinadas situações. Acredito que ele sabe das nossas dificuldades e também sabe da nossa força em produzir”, finalizou Vieira.

Com reportagem de Paulo Correia.
 
ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
 
Leonardo Sodré                                 João Maria Medeiros
Editor Geral                                          Diretor de Redação
9986-2453                                                               9144-6632
 
Nosso blog
www.ecoimprensanatal.blogspot.com
 
Nosso e-mail




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...