quinta-feira, 17 de março de 2011

O CASAMENTO

Rosélia Santos

Felizes para sempre, muito amor, muita festa e muita fé. Isso é Casar, algo mágico e fascinante que parece ser eterno. Contudo, passado esse momento Alice no país das maravilhas, lá se vai o mar de rosas e lá se vem os espinhos.
É, minha querida! E não adianta pensar que com você vai ser diferente, que não vai!
No casamento, é assim. Nem sempre a vida de casado corre às mil maravilhas todo o tempo. O tempo vai passando, o encanto também e aí é um tal de marido virando sapo, mulher virando bruxa e assim por diante. Essa é a realidade. Mas, não desista de casar, que no final, tudo dar certo. É só saber levar a vida sem maiores atropelos.
O dia a dia revela defeitos do outro, isso é natural e não é motivo para não casar e quem já é casado, deixar seu relacionamento ir por água abaixo.
Acredite no seu relacionamento e mantenha a chama acesa apesar dos altos e baixos do conviver.
Casar significa acabar com duas individualidades e transformá-la em uma só. Na prática, começa com as certidões de nascimento, troca-se as duas por uma de casamento. E assim, duas histórias, dois mundos transformados num só mundo.
Casar é ter alguém que ame e que queira ser amado, alguém com quem dividir sua vida, suas preocupações, seus sentimentos e suas dívidas também. Certo? Porém, tal sentimento tem que ser recíproco para que o ‘eu’ possa ser transformado em um ‘nós’. E, um só ideal: Ser muito feliz.
Ser feliz exige investimento na relação, sabia? Isso significa que é preciso dar para receber. É bom lembrar que isso serve para os dois lados.
Lutar é a palavra. Trave uma luta para que seu relacionamento não caia na rotina. Infelizmente, todo relacionamento está sujeito a esta situação. E, procurar uma relação nova não é solução. No entanto, algum dia, o novo também irá acabar na rotina.
O cansaço diário consome a maioria dos casais. Com isso, eles acabam se deixando levar pelo mau humor e não se dedicam ao relacionamento. Numa relação a dois é preciso dedicar um tempo a/o companheira/o e por menor que seja essa dedicação, o que tem que valer mesmo é a qualidade e não a quantidade dedicada, livrando assim, seu casamento de um fracasso.
Como disse o escritor francês Balzac: “o casamento deve lutar sem descanso contra o monstro do costume”. Ele se referia justamente a rotina.
Portanto, inove sempre que possível. Reconquiste, faça surpresas. Fale sempre palavras carinhosas, não permita que seu/sua parceira/a esqueça que você a/o ama. Uma dose de criatividade é sempre muito bom para o relacionamento a dois.
Alimente seu casamento com pequenas doses de carinho, pequenos gestos de amor, um sorriso amigo na hora certa, um beijo na hora exata. Saiba que especialistas em relacionamentos afirmam que, casamentos que duram, estão sempre aliados a uma grande amizade entre os casais.
Ouse. Isso mesmo! Ousadia é o principal antídoto contra a rotina de um casal. Você deve estar se perguntando: Como? Lembre-se do que Balzac disse: Lute contra o monstro do costume. Coloque em prática toda sua criatividade. É preciso dar o melhor de si, tanto você mulher quanto você homem.
Há quem diga que para um bom relacionamento é preciso casar várias vezes com a mesma pessoa e isso tem um fundo de verdade. 
Valorizar o sexo, isso é tão importante numa relação quanto qualquer outra ação entre quatro paredes. Não resolve tudo, mas, é essencial uni-lo aos outros componentes da relação.
Trocar os gritos pelo diálogo. Vocês não são iguais, ninguém é, graças a Deus. Seria um horror. Por exemplo, ele é muito racional, você toda romântica, ele é super desorganizado, você toda organizada. E agora? O melhor é aprender a conviver com essas diferenças e respeitar as diferentes opiniões.
Jogue na balança e veja o que é mais importante: Dialogar ou ficar aos berros toda vez que ele/a não atender suas expectativas?
Não tente mudar os hábitos do outro. Deixe que o rio corra sozinho. Ambos têm que sentir vontade de acertar. Acontecendo essa vontade, o acerto é inevitável, a mudança vem e isso tornará estável qualquer relação.
É importante ter jogo de cintura e transformar as diferenças, isto é, neutralizá-las, passando a dar mais valor aos pontos positivos da/o parceira/o. Isso exige paciência e bom senso acima de tudo.
Tudo que falei não significa que vocês não vão brigar e perder a paciência nunca. Contudo, se acontecer uma briga, não precisa se tornar inimigos dentro de casa. Tentem resolver depois de cabeça fria e não com um monte de palavrões e gritos.
Relação amorosa não tem fórmula. Tudo é uma questão de diálogo. Com esse hábito, escolhe-se junto com o outro a melhor maneira de manter um bom relacionamento. Amizade, companheirismo também é muito importante.
Enfim, uma regra básica numa relação: Confiança. Confiar em quem se ama é, acima de tudo, demonstrar segurança e respeito ao outro.
Assim, se você já fez tudo isso e não deu certo, sua relação fracassou, saiba que a culpa não foi sua.
Que bom que temos sempre o direito de um novo recomeço. Felicidades!!!

Fonte: espacounicocriativo.blogspot.com 
Blog organizado por Rosélia Santos. Vale a pena conferir.

Fernando Caldas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).