quinta-feira, 21 de abril de 2011

Projeto incentiva leitura no RN


Depois de visitar sete cidades brasileiras em 2010, o Programa ALE Grandes Escritores, iniciativa que busca incentivar a literatura e a leitura por meio de palestras com grandes autores brasileiros, chega a Natal em 2011. A cidade, onde fica localizada a sede da ALE, terá duas versões do programa. Na primeira edição, o autor Bartolomeu Campos de Queirós visita a capital potiguar no dia 12 de maio. Em junho, é a vez de Frei Betto, no dia 9. As palestras, que têm entrada gratuita, serão realizadas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com projetos locais.

júnior santosFrei Betto será um dos palestrantes na primeira edição do Grandes Escritores, em maio próximoFrei Betto será um dos palestrantes na primeira edição do Grandes Escritores, em maio próximo
O evento com Frei Betto será durante a 19º Semana de Humanidades, organizada pelo Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFRN. Na ocasião, os participantes da palestra receberão certificados emitidos pelo projeto universitário Con-versa com Prosa, que realiza trabalhos junto a alunos adolescentes de escolas públicas.

As parcerias locais fortalecem o programa e o tornam ainda mais próximo da comunidade, uma vez que ajudam a envolver e incentivar a presença do público. Graças a isso, o Programa tem registrado uma boa média de público nos eventos realizados até agora. “Estimular novos leitores é o grande objetivo do Programa, que vem sendo alcançado desde sua criação, cumprindo a missão de promover o encantamento do público por meio da fala do autor convidado e obras doadas às bibliotecas por onde ele passa”, aponta o idealizador do Programa e presidente da ONG Humanizarte, Marcelo Andrade.

A relação com as universidades também resulta em aproximação com os projetos de extensão mantidos junto à comunidade local. “O programa é uma ação de cunho social, totalmente aberta e voltada à comunidade e a intenção é justamente envolver e estimular a participação da população local, promovendo não apenas uma palestra, mas um bate-papo entre autor e público”, esclarece Andrade.

No caso do Con-versa com Prosa, a produtora executiva do Programa, Débora Coghi ressalta que esse reforço é ainda mais importante, já que é um projeto voltado a um público comum ao do ALE Grandes Escritores. “Os resultados que obtivemos com a participação do público adolescente foram muito positivos. Nas palestras realizadas, eles chegam entediados e sem muito interesse, mas acabam envolvidos no bate-papo com os autores e saem encantados”, conta.

O Programa

Promovido desde 2002, o Programa é uma ação pioneira em prol da literatura. Desde 2010, conta com o apoio da ALE para ganhar em força e abrangência.         

A parceria faz parte do plano de expansão de outro programa da companhia, o Livro para Voar, iniciativa que trouxe para o Brasil o conceito de bookcrossing. A ideia, originada nos Estados Unidos, promove a libertação de livros, deixados em locais públicos para que vários leitores tenham acesso gratuito às obras.

Para cada cidade por onde passa, o ALE Grandes Escritores faz a entrega de livros dos autores participantes do programa, com doação de alguns exemplares a bibliotecas locais e libertação de outros em pontos de troca do Livro para Voar. Cadastrados pelo site www.livroparavoar.com.br, os títulos ficarão à disposição para quem quiser ler.

Em Natal, serão distribuídos cerca de 65 livros para postos espalhados em vários locais da cidade. Uma das instituições que receberá os exemplares é a sede do Projeto Giges, iniciativa voltada ao atendimento de crianças pobres e em situação de risco, que estudam em escolas públicas e não têm acesso a leitura. “A responsável pelo projeto nos procurou, dizendo que tinha uma demanda muito grande dessas crianças pela leitura, mas que não possuía uma biblioteca ou acervo para atender; por isso, resolvemos incentivar a iniciativa doando uma estante do Livro para Voar com 20 livros”, explica Debora Coghi.

Serviço

Palestra com Bartolomeu Campos de Queirós

Data: 12 de maio de 2011 (quinta-feira) Hora: 20h

Cidade: Natal – RN

Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Universitário Lagoa Nova, S/N)

Fone: (84) 3215 3582/ (84)3215 3581

Palestra com Frei Betto

Data: 9 de junho de 2011 (quinta-feira)

Hora: 20h

Cidade: Natal – RN

Local: Auditório da Reitoria / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Universitário Lagoa Nova, S/N)

Fone: (84) 3215 3582/ (84)3215 3581

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...