segunda-feira, 23 de maio de 2011

JOSÉ AGRIPINO ANIVERSARIA



É preciso dizer um pouco da trajetória, da vida pública deste grande político brasileiro chamado José Agripino Maia. Antes, porém, os meus parabéns pelo seu aniversário, hoje, 23.

José Agripino ainda jovem foi indicado prefeito de Natal, em 1979. Em 1982, na primeira eleição direta após o regime militar, se elegeu governador da terra Norte-rio-grandense, pelo PDS, ganhando para Aluízio Alves. Eleição que obteve 57% dos votos. Eu tive o prazer, na qualidade de candidato a vereador pelo meu querido município do Açu, de caminhar  com ele, entre outros da política local, pelas ruas e lugarejos daquela daquela terra açuense, naquela memorável eleições.

Zé Agripino governador teve ativa participação no movimento pela volta das eleições diretas, foi o primeiro dos governadores a romper com o governo militar, apoiando Tancredo Neves a Presidência da República, em 1985.

Agripino renuncia o governo, se candidata a senador da República nas eleições de 1987, se destaca no senado como “presidente da Comissão Mista que elaborou o Código de Defesa do Consumidor.”

Não foi a toa que ele voltou ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 1990. Agora, me vem à lembrança de uma frase de seu pai ex-governador Tarcísio Maia, que diz assim: “Quem foi bom governador sempre é governador”.

Deixa o governo e se candidata novamente ao senado com sucesso, nas eleições de 1994. Naquele tempo exerceu a vice-presidência do PFL, agremiação partidária que passou em 2007 a ser denominado DEMOCRATAS. Naquele mandato foi presidente da importante Comissão de Infra-estrutura e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Veio então as eleições de 1998, candidata novamente ao governo do estado, perdendo a eleição para Garibaldi Alves Filho, respeitou a decisão popular, o resultado não lhe abateu.

Nas eleições de 2002 se reelege senador e se torna líder do PFL, se destaca nacionalmente. É reconhecido com parlamentar influente, combativo, uma das 'cabeças' do Senado Federal. Fato este afirmado pelos institutos de pesquisas, inclusive o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar [DIAP]. A derrubado da CPMF foi um dos seus maiores empenhos.

Em 2010 se candidata outra vez ao senado e se reelege com uma expressiva votação, obtendo 958.891 votos dos potiguares que lhe fizeram justiça pela sua decência, pelo seu trabalho dedicado a terra potiguar e ao Brasil.

Afinal, de José Agripino, digo: Orgulha  e dignifica o Rio Grande do Norte.

Fernando Caldas









Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...