segunda-feira, 30 de maio de 2011

A MAIS LINDA CAMPANHA POLÍTICA DA HISTÓRIA DO ASSU - 1976

Músicas, Parodias e modinhas que arrastavam multidões e encantavam a gentinha da cidade do Assú.

Manuca.


Depois de perder a prefeitura para Valter Leitão, Olavo Montenegro trás seu jovem filho para ser candidato a prefeito. O partido jovem assim como era conhecido nos anos 70 o MDB, hoje PMDB, deixou marcas de saudade na política do Vale do Assú. Olavo homem destemido, corajoso, amigo dos amigos, era um orgulho para seus seguidores, hoje os políticos só pensam em si, e os eleitores que se danem, quem é bom hoje, amanhã não presta, quem era o ruim passa ser o bom. É lamentável essa miscelânea e partidos, cada um querendo criar um partido para tirar proveitos próprios, é assim a política de hoje.


Por onde Santarém passava arrastava multidões.

Voltamos a 76, Olavo trás para o Assú um carro de som com cornetas americanas, grande novidade na época, um Veraneio amarela com um grupo musical chamado Santarém que arrastava multidões pelas ruas da cidade com galhos, bandeiras e lenços verdes em passeatas memoráveis e inesquecíveis.


Imagem ilustrativa - Passeata dos Bacuraus.

A partir de hoje, Ipanguaçu do Bem vai relembrar com você as letras dessas músicas da campanha de Manuca para Prefeito do Assú. Vamos começar relembrando aonde tudo começou na casa do saudoso João Batista Montenegro na Rua Manuel Montenegro. Hoje vamos deixar varias letras de paródias que iniciaram a campanha de Manuca.



Foi na casa de Batista/ Que o partido programou/ Mais uma passeata/ Pra dizer ao fechador/ que o povo do Assú/ Adormeceu, mas acordou/ vamos votar em Manuca/ Candidato do amor.

Refrão: Todo mundo unido está/ de mãos dadas, gritando nas ruas/ Manuca vai governar (bis).

2° Música “A favela”, paródia (saudade).

Refrão: Saudade ou, saudade/ Saudade da capital ao sertão/ Saudade é o grito do povo/ A espera que volte de novo/ O cigano de lenço verde na mão.

Henrique é o mensageiro/ da voz que silenciou/ Olavo apresenta Manuca/ Candidato do amor/ João Batista guerreiro forte/ Da Zona Norte, da Zona Sul/ Abraça a gloriosa cidade do Assú.



Olavo manda agora/ O filho em seu lugar/ todo Vale do Assú/ Vai com ele votar/ Será Manuca um Prefeito legal/ E seu pai ficar lutando, na Assembléia Estadual.

Fizeram cartas, piadinhas e tudo mais/ Porem Olavo é bamba/ E passou tudo pra trás/ No dia 15 em Manuca eu vou votar/ E Olavo vai voltar para Assembléia Estadual.

4° Hino do MDB: O Partido Jovem

MDB, MDB, MDB/ O povo agora vota certo com você/ MDB, MDB, MDB/ O povo vota certo com você.

Fiscalizar o governo é o papel da oposição/ E politizar o povo, engrandecendo a nação/ Pensando em liberdade, o leitor deve escolher/ Todos os candidatos da legenda MDB.

5° Música “Filho da Veia”, paródia (Sou MDB)

Sou MDB, você sabe porque/ É o MDB, que está com você/ Quem quiser que acredite, ou então deixe de acreditar/ Que o MDB é um partido pra frente/ E em Manuca nós vamos votar/ Assim desse jeito, não tem fechador que se aguente/ Vamos de mãos dadas seguindo em frente/ Jogar o fechador no fundo do mar.

No próximo Sábado mais letras da campanha de Manuca para você recordar.

Você lembra dessa campanha, das músicas, das passeatas, então deixe seu comentário.

Postado por IPANGUAÇU DO BEM

Um comentário:

  1. Nessa campanha eu com 17 anos, não perdia os comícios relâmpagos. A vigília terminava as 8 da manhã. E fiz uma paródia da música de Tina Charles "I love to love" que foi um dos maiores sucessos da campanha:


    LETRA:

    TODO O ASSU, IRÁ VOTAR NO MDB, A HORA CHEGOU, É O MOMENTO DE ESCOLHER, UM PARTIDO JOVEM, QUE É O FUTURO DO PAÍS, VAMOS TODOS , VAMOS VOTAR NO CANDIDATO DO MDB

    MANUCA É QUEM SERÁ PREFEITO , POIS JÁ ESTÁ ELEITO PELO VOTO POPULAR

    ELE É JOVEM ESTUDANTE TEM CARREIRA BRILHANTE PELO ASSU VAI TRABALHAR....


    VAMOS VOTAR NOS CANDIDADTOS DO MDB....

    ROSIVALDO

    ResponderExcluir

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...