sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ex-goleiro Félix, tricampeão do mundo, morre aos 74 anos

Publicação: 24 de Agosto de 2012 às 12:45

O ex-goleiro da Seleção Brasileira de futebol, Féliz, morreu hoje (25), aos 74 anos, vítima de problemas respiratórios. Em comunicado oficial, o presidente da confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marín, lamentou a morte do goleiro, conhecido pelo diversos títulos com o Fluminense e Selelção Brasileira.
Ex-goleiro Félix foi campeão do mundo com a seleção brasileira em 1974
Em um tempo que estava começando de maneira incipiente a preparação específica, Félix foi considerado um goleiro espetacular. Apesar da estatura abaixo dos padrões atuais para a posição - tinha 1,79m -, o goleiro brilhou com a camisa da Seleção Brasileira, da Portuguesa de Desportos e do Fluminense. 

Para o presidente José Maria Marín, Félix será lembrado para sempre pelas grandes defesas que fez na Copa do Mundo de 1970. A principal delas, contra a Inglaterra, num lance comparável ao de Gordon Banks e Pelé, que ficou conhecido como a defesa do século.

"O torcedor brasileiro deve ser eternamente grato pela contribuição que Félix deu à Seleção Brasileira. É um ídolo do nosso futebol e deixará saudades", disse o presidente.

Neste fim de semana, será observado um minuto de silêncio antes de todas as partidas do Campeonato Brasileiro em homenagem a este goleiro tantas vezes campeão.

FÉLIX

Nome: Félix Mielli Venerando
Nascimento: 24/12/1937, São Paulo (SP)
Falecimento: 24/08/2012, São Paulo (SP)
Posição: Goleiro
Pela Seleção Principal: 47 jogos, 33 vitórias, 9 empates, 5 derrotas.
Gols sofridos: 46
Copa do Mundo: 1970.
Jogos em Copa do Mundo: 6 jogos , 6 vitórias.
Gols sofridos em Copa do Mundo: 7
Títulos: Copa Rio Branco (1967, 1968), Copa do Mundo (1970), Copa Roca (1971).

Com informações da CBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...