sábado, 29 de setembro de 2012


Natal pode ganhar ônibus turístico
Empresa baiana que trazer veículos de dois andares para realizar itinerário em pontos turísticos
Sérgio Henrique Santos
sergiohenrique.rn@dabr.com.br


Em breve, Natal terá ônibus de dois andares circulando pelos principais pontos turísticos da capital. O serviço é chamado de sightseeing, ou em bom português "excursão", e será oferecido pela empresa Salvador Bahia Bus, que conta com seis veículos double decker ("dois andares") fazendo esse tipo de serviço na capital baiana. A empresa já começou a sondar itinerários, pontos turísticos e a viabilidade do negócio. Resta a contrapartida do poder público. As negociações tanto em Natal quanto no Recife (PE) acontecerão após o período eleitoral, junto às secretarias municipais de turismo, no nosso caso a Seturde.


Empresa aguarda definição eleitoral para fazer proposta. Passeios custariam cerca de R$ 40 por até 24h de serviço. Foto: Zuleika de Sousa/CB/D.A Press
"Nós estamos tentando levar o serviço para Natal. Existe a possibilidade sim, estamos aguardando o resultado das eleições municipais para poder fazer todos os contatos políticos possíveis", afirmou Lucas Benzota, um dos diretores da Salvador Bahia Bus. Ele disse que os ônibus contarão com todo conforto e comodidade para que os visitantes que chegam à capital potiguar possam conferir belezas como as praias de Ponta Negra, Via Costeira, dos Artistas e o Forte dos Reis Magos, apenas para citar alguns exemplos. Os veículos também poderão equipados com sistema de sonorização e tradução em três idiomas: inglês, espanhol e francês, oportunamente para atender à demanda de visitantes de outros países, por sinal, cada vez mais raros em solo natalense.

Lucas Benzota ainda comentou que o interesse da empresa é levar o serviço não apenas a Natal, mas também a outras capitais nordestinas. "A instalação do serviço seria feito pela iniciativa privada com autorizações legais do município", ressaltou. "Em Salvador temos um sistema de transporte turístico. Com uma pulseira ticket o turista pode participar de um dia inteiro nas rotas turísticas de Salvador. Em Natal seria de uma forma semelhante. Fizemos o que chamamos de levantamento operacional. Agora estamos esperando apenas a campanha passar para começar as negociações".

Modelo
O serviço funciona nos mesmos moldes que jáexistem em outras cidades do mundo, Paris, Londres e Nova York. "É um bom serviço, visto nas principais cidades turísticas do mundo", diz o diretor Lucas Benzota. Segundo ele, o andar de cima, ao ar livre, é panorâmico e o espaço mais disputado pelos turistas. Eles poderão sair e voltar ao ônibus quantas vezes quiserem durante 24 horas. Os preços em Natal e Recife deverão ficar na faixa de R$ 40, por pessoa, para um percurso de aproximadamente duas horas. O secretário municipal de turismo, Murilo Barros Júnior, foi procurado para comentar a viabilidade, mas não atendeu aos telefonemas da reportagem. 

Fonte. Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...