quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ASSÚ

Por Renato Caldas

Assú de chapéu de palha!
Que luta... vive e trabalha
Somente para comer.
Assú que vive sofrendo
A própria dor escondendo
A angústia do seu viver!

Heróis, poetas, escritores
Boêmios e trovadores
Ilustraram tradições!
Que não serão sepultadas
Para serem proclamadas
Pelas novas gerações.

Meu Assú das vaquejadas!
Das noites enluaradas...
- Que gratas recordações! -
Cantigas feitas de sonhos
Dos seresteiros risonhos,
Conquistando corações.

Dança dos Congos, Lapinha,
Folguedos da argolinha,
Bumba meu boi! Pastoril
Eram brincos engraçados,
Hoje porém divulgados
De norte a sul do Brasil.

E, como o tempo é cruel!
Jogos de prenda... e anel
Ninguém sabe onde ficou?!
Sei eu, onde está guardado
O meu Assú do passado,
Minha saudade guardou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...