quinta-feira, 25 de abril de 2013


RUA DO ASSU

RUA MINERVINO WANDERLEY

      A Rua Minervino Wanderley foi uma das primeiras ruas do Assu de ontem. Era considerada a rua de grandes comércios (usinas de beneficiamento de ceras de carnaúba, depósitos de algodão, armazéns, entre outros). Inicialmente recebeu o nome de Rua São Paulo. Foi nesta artéria que foi implantada a primeira escola pública do Assu que depois veio a receber o nome de Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (atual Jardim Escola Recanto do Amor e da Educação - anexo do instituto Padre Ibiapina).

O Patrono

Minervino Wanderley nasceu no dia 06 de junho de 1883.Fundou jornal. Foi comerciante, Procurador de São João Batista. Foi Presidente da Intendência de 1917 a 1919. Comerciante exportador de cera, couros, peles, algodão. Foi presidente da Câmara Municipal e Vice-Prefeito no período de 1948 até o seu falecimento em 1950.
Quando veio a falecer também era presidente do Instituto Padre Ibiapina; da Confraria de São Vicente de Paula e conselheiro de turma do Banco Rural Cooperativo do Assu.

 O Major
Possuía o título de Major da extinta Guarda Nacional expedido em 23 de junho de 1910, assinado pelo Marechal Hermes da Fonseca, no posto de Major Fiscal do 24º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, prestou os mais assinalados serviços.
Do seu consórcio com Dona Carlota de Sá Leitão Wanderley deixou duas filhas: Marta Wanderley Salem, esposa do Sr. Emílio Salem e Dona Berta Wanderley Carvalho, esposa do Sr. Joaquim de Carvalho Costa, e ainda, sete netos. O nome atual desta rua deu-se após o falecimento do Major Minervino Wanderley ocorrido no dia 12 de fevereiro de 1950.

Rua Minervino do passado
Na Rua Minervino Wanderley, nos meus tempos de criança, entre diversas brincadeiras do dia-a-dia existia o “Parque de Dedeu de João Rebouças” onde o dinheiro que circulava eram notas de maços de cigarros. Tínhamos direito até a subir o “Pão de Açúcar” (uma corda esticada do topo de uma árvore a uma base em terra firme). Sentado em uma tábua descíamos em um carretel numa velocidade apavorante. Não tenho notícias de acidentes.

Alguns Moradores:
Lembro de alguns moradores da minha época de adolescente (espero complementação dos contemporâneos porque faz muito tempo... – rsrs): Seu Carvalho, José Maria (ex-prefeito), Chico de Laura, Antônio Felipe, Leôncio (esposo de Dona Noêmia professora), Maneiro, Pimentel, João de Higino, Chico Ribeiro, João Pio (calceteiro), Antônio Cosme, Chico Coelho, Miro Cobe, Pereira da CAERN, Vital de Higino, Cléia, Irene, João Rebouças, Chiquito Soares, entre outros. 

RUA MINERVINO WANDERLEY ATUALMENTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...