quarta-feira, 9 de abril de 2014

MENSAGEM NA GARRAFA É ENCONTRADA APÓS 101 ANOS NA ALEMANHA

Publicado em 09/04/2014

Descoberta. Pescador alemão Konrad Fischer descobriu a mensagem na garrafa em março, nas águas do Mar Báltico. O documento, que passou 101 anos no mar, é a mensagem na garrafa mais antiga já encontrada, segundo o Museu Marítimo de Hamburgo UWE PAESLER / AFP Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mensagem-na-garrafa-encontrada-apos-101-anos-na-alemanha-12137262#ixzz2yQIn0eYs  © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Descoberta. Pescador alemão Konrad Fischer descobriu a mensagem na garrafa em março, nas águas do Mar Báltico. O documento, que passou 101 anos no mar, é a mensagem na garrafa mais antiga já encontrada, segundo o Museu Marítimo de Hamburgo UWE PAESLER / AFP
O GLOBO (EMAIL) - COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
BERLIM — Uma mensagem lançada dentro de uma garrafa no mar Báltico há 101 anos foi recuperada por um pescador da cidade alemã de Kiel, e entregue à neta do remetente em Berlim, afirmou o Museu Marítimo Internacional, em Hamburgo.
— Essa é certamente a primeira vez que uma mensagem tão antiga é encontrada, especialmente com a garrafa ainda intacta — contou Holger von Neuhoff, do Museu de Hamburgo.
Fishermen catch oldest message in a bottle in the world
Encontrada a mais de três quilômetros do farol de Kiel, no Norte da Alemanha, a garrafa foi recuperada pelo pescador Konrad Fischer, que pensou em devolvê-la ao mar, quando percebeu a mensagem escrita em um cartão-postal dinamarquês. No texto, Richard Platz, o filho de um padeiro, pedia que a mensagem fosse enviada a seu endereço em Berlim. Especialistas do museu compararam a caligrafia da mensagem com antigas cartas de Platz e confirmaram a autenticidade do documento.
Pesquisadores do museu conseguiram não apenas identificar o autor, mas também encontrar sua neta, Angela Erdmann, hoje com 62 anos, que teve a chance de segurar a garrafa na última semana.
— Foi quase inacreditável. Lágrimas correram pelo meu rosto — contou Angela, que não chegou a conhecer o avô, morto em 1946, e que recorreu a antigos álbuns de família para saber mais sobre o autor da mensagem, um social-democrata com gosto pela leitura.
Konrad Fischer, Klaus Matthiesen e Thomas Buick seguram a mensagem da antiga garrafa no barco de pesca Maria I, em Kiel, Alemanha.
Konrad Fischer, Klaus Matthiesen e Thomas Buick seguram a mensagem da antiga garrafa no barco de pesca Maria I, em Kiel, Alemanha.
A garrafa ficará exposta no museu de Hamburgo até 1º de maio, quando então será entregue a especialistas que tentarão decifrar o resto da mensagem, que se tornou ilegível com o tempo. Até então, a mensagem engarrafada mais antiga do mundo datava de 1914, e havia passado 98 anos no mar até ser resgatada das águas da Escócia, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário