sábado, 12 de julho de 2014

Eu já tô de verde e amarelo! ‪#‎vaiBrasil‬
Raphael Sardinha
 
Após ver o choro do meu filho em diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais, resolvi postar um foto. Ele sorrindo, antes do início da partida! ...Longe de mim prolongar a interminável discussão sobre os motivos e culpados pela eliminação do Brasil. Soa mais plausível destacar os méritos de uma outra seleção que taticamente e tecnicamente se mostrou (muito) superior à nossa, ao invés de tentar justificar a saída de uma Copa do Mundo de futebol pela conjuntura sócio- político-econômica do país em ano eleitoral. Ou dizer que foi a Dilma, o Blatter, o Fuleco, o Fred, o Felipão, a falta do Thiago Silva e do Neymar... repito o que disse ao Tomaz, enquanto ele soluçava, lá pelo 5º gol da Alemanha: isso é um jogo. Que acaba com a gente, mas apenas um jogo. Ganha aquele que joga melhor e, ao perdedor, cabe o papel de reconhecer suas limitações e saber perder de forma digna. Somos o país do futebol, mas não somos os donos da bola! Após isso, já com ele mais calmo, não xingamos a Dilma, não gritamos olé pra Alemanha e vibramos com o nosso gol de honra. Agimos com respeito. Assim como não vaiamos o hino do Chile nas Oitavas de Final, como vimos fazerem outros torcedores (ou imbecis?) menos cordiais com quem nos visita.
É triste, como pai, ver meu filho sentir essa dor. Mas certamente não será a última vez, assim como não será sua última Copa. Pela habilidade na canhota, quem sabe até jogue uma um dia e enfie 7 na Alemanha... Espero que, embora sua imagem represente a tristeza de todos nós nesse momento, ela também signifique outra coisa: uma criança que chorou apenas porque seu time perdeu um jogo. Independente de quem governa o país, de quanto ganham os jogadores, de obras superfaturadas, se ‪#‎vaiounãovaitercopa‬... Tomaz, esse choro hoje é de todos nós brasileiros, mas é apenas seu e de mais ninguém. Não é da Globo, da Band, do Le Monde, da Coca Cola ou qualquer outro. Fica a reflexão sobre o quanto o choro sincero de uma criança nos representa nessa era de informações em excesso, emoções instantâneas e sentimentos artificiais.
Nós amamos futebol e estaremos juntos torcendo pelo Brasil no sábado. Não há vergonha nenhuma em ser 3º ou 4º colocado no maior torneio de futebol do planeta. Óbvio que a seleção podia ter rendido mais e precisa ser renovada, mas devemos agradecer aos caras por terem feito seu melhor lá dentro. Não deu, mas assim é o jogo e assim é a vida. Cabeça erguida filho, sempre!
‪#‎nãochoraTomaz‬‪#‎respeito‬‪#‎pentacampeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...