quinta-feira, 10 de julho de 2014

RUA DO ASSU:

RUA GENERAL ANTÔNIO FERNANDES DANTAS
Da Série Ruas e Avenidas do Assu, destacamos a Rua General Antônio Fernandes Dantas, também conhecida como "Rua da Oficina de Dedé de Zé Diana" - por ser a oficina o primeiro imóvel da artéria na esquina com a Av. Senador João Câmara -, Bairro Dom Eliseu. 

QUEM FOI O PATRONO DESTA RUA:
O General Antônio Fernandes Dantas (foto) nasceu em Caicó/RN, no dia 18 de maio de 1881. Foi Comandante da 3ª Divisão de Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro no período de 22/08/1938 à 16/04/1939. Depois, Interventor do Estado do Rio Grande do Norte no período de 03 de julho de 1943 à 15 de agosto de 1945, nomeado pelo então presidente da República Getúlio Vargas. O interventor manteve quase a mesma equipe de auxiliares. Nomeou o Sr. José Varela para o cargo de prefeito de Natal, que, na redemocratização do País, em 1947, seria eleito governador do Estado. 

Fernandes Dantas manteve também o jovem Aluízio Alves, por quem tinha grande admiração, como diretor do Serviço de Reeducação e Assistência Social – SERAS, que construiu o abrigo de velhos “Juvino Barreto”, o abrigo de menores “Melo Matos” e o orfanato "Padre João Maria” para crianças desamparadas. Aluízio Alves exercia ainda, cumulativamente, a direção da LBA no Estado.

O General recebeu instruções do Governo Federal no sentido de apoiar, no Estado, a liderança política de José Augusto. Quando da criação dos novos partidos, já na fase da redemocratização do País, ocorreram alguns desentendimentos e romperam. Dos 42 prefeitos do Estado, apenas um ficou solidário ao interventor. Os demais, solidarizando-se com José Augusto e renegando ao general, pediram demissão.

O General Antônio Fernandes Dantas tinha ocupado antes o comando da Polícia Militar do Estado no governo de Juvenal Lamartine. No ano de 1937, Quando estava servindo em Salvador como coronel, foi nomeado interinamente Interventor Federal da Bahia. Em 1945, concorreu à senador pelo PSD, juntamente com Georgino Avelino, perdendo a eleição para o udenista José Ferreira de Souza, primo do Majó Theodorico Bezerra, que, embora sendo um dos caciques do PSD, o apoiou.

Na eleição de um terço do Senado, em 1947, o General Antônio Fernandes Dantas compôs a chapa de senador, como suplente do empresário João Câmara. Todavia, seu registro de suplente foi anulado pela Justiça Eleitoral. 

O general encerrava assim sua participação na vida pública do Estado.  Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1966.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/ Foto: Galeria dos ex-comandantes da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assu Antigo 24 min    ·  SOBRE O MAJOR MONTENEGRO QUE EU CONHECI E CONVIVI Nascido na Fazenda Itu, Povoação de Sacramento, atual e prósper...