foto(1117)
A arte de fotografar tem sido valorizada na Cidade do Sol, onde o cenário fotográfico encontra-se em constante movimentação. Depois da semana dedicada ao dia mundial da fotografia, comemorado em 19 de agosto, e do 1º Instameet Natal - encontro dos apaixonados por fotografia e usuários do aplicativo Instagram – realizado no último domingo, Natal será sede agora do 2º Foto Riografia do Norte. Com três dias de palestras, oficinas, workshops, exposições, escambo, feira de equipamento, o evento na capital potiguar pretende ser o maior festival de fotografia do Nordeste.
O encontro pretende reunir um público local, regional e nacional com interesse nas diversas áreas da fotografia, seja ela autoral, fotojornalismo, natureza, publicitária, ou no uso da fotografia como instrumento de inclusão social, oferecendo atividades como, oficinas, palestras, leitura de portfólio, lançamento de livros e exposições para profissionais e amadores.
A 2ª edição do festival “Foto Riografia do Norte” está sendo realizada pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) e viabilizada através da Lei Municipal Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura e acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro. De acordo com o presidente da Aphoto, o fotógrafo Alex Gurgel, o maior objetivo é promover a fotografia potiguar, inserindo a mesma no circuito regional e nacional, proporcionando o fortalecimento da fotografia Potiguar.
Já estão confirmadas palestras, oficinas e workshops com Miguel Chikaoka, Pablo Pinheiro, João Cruz, Henrique José, Canindé Soares, entre outros nomes da fotografia local e nacional. “Nós temos a pretensão de firmar o festival Foto Riografia do Norte no calendário anual de eventos desse segmento no Brasil, assim como Paraty em Foco e Tiradentes em Cena”, ressaltou o presidente da Aphoto.