terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Parabéns Ipanguaçu 63 anos de história

POSTADO POR ALUISIO FRANÇA _

Um pouco da sua história.
pequeno povoado começou a ser formado quando, em 1815, o coronel Ovídio Montenegro instalou na região uma fazenda de gado. Com a posterior chegada de novos habitantes, nasceu a comunidade de Sacramento, nome em referência à estória sobre um vaqueiro que tentou derrubar uma rés e sem sucesso teve um tombo fatal, à beira da morte o vaqueiro é visitado por um sacerdote que coincidentemente passava pelo local e finda recebendo o sacramento da extrema unção. 
O povoado se desenvolveu devido à qualidade de suas terras férteis boas para a agricultura e criação de gado. Nos idos de 1925, por reivindicação da população junto ao município de Santana do Matos, Sacramento passou a ter feira livre aos domingos. Em 30 de Dezembro de 1943, Sacramento conquistou a condição de distrito do município de Santana do Matos, recebendo o novo nome de Ipanguaçu. 

No dia 23 de Dezembro de 1948, pela lei nº 146, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. José Augusto Varela, Ipanguaçu desmembra-se de Santana do Matos e passa a ser um novo município do Rio Grande do Norte. 
A palavra Ipanguaçu é referência ao termo indígena ipãnguaçu, que significa Ilha grande, nome também do pajé guerreiro potiguar que contribuiu significativamente para a colonização portuguesa na região do Potengi e ajudou, no ano de 1599, na fundação da cidade de Natal. 
O nome pode ainda ter ligação com a localização geográfica da cidade, situada entre os rios Açu e Pataxó.

Garibaldi inaugura agência 300 da Previdência em Nísia Floresta


garibaldinisia
A Agência da Previdência Social inaugurada pelo ministro Garibaldi Alves Filho nesta segunda-feira (22), em Nísia Floresta, é a unidade de número 300 do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) entregue durante a sua gestão à população de municípios brasileiros. Ao todo, das 720 novas unidades do INSS previstas no PEX, 357 estão em funcionamento.
A Previdência Social investiu mais de um milhão de reais na construção da agência de Nísia Floresta. Ela vai beneficiar a mais de 26 mil habitantes. Antes da instalação da unidade, a população tinha que se deslocar 22 quilômetros, para ser atendida no município de Parnamirim. O Plano de Expansão tem levado serviços previdenciários para municípios em todo o Brasil que possuam mais de 20 mil habitantes e que ainda não tenham agência do INSS.
A nova agência possui quatro guichês de atendimento e duas salas – uma para perícia médica e outra para serviço social – com capacidade para realizar uma média de 600 atendimentos por mês. Além disso, a unidade foi construída obedecendo às normas de sinalização e acessibilidade para garantir a segurança indispensável aos cidadãos que se dirigem à Previdência em busca de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...