segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CASA DA CARIDADE
No prédio onde atualmente está edificada a unidade educacional Complexo Instituto Padre Ibiapina, no ano de 1864, foi fundada a “Casa da Caridade” (prédio no fundo do canto esquerdo) pelo Padre José Antonio de Maria Ibiapina, cearense de Sobral, onde nasceu em 05 de agosto de 1806, na fazenda Morro do Jaibara. Ordenou-se em 1853 e faleceu em 19.02.1883. 

No Assu, na intenção de amparar crianças órfãs, ele fundou o “Colégio das Irmãs de Caridade”, com 30 recolhidas e irmãs religiosas, mantidas pela confraria do glorioso São João Batista, à custa do seu patrimônio.

Em 1862 Ibiapina esteve pela primeira vez em Assu, em companhia do “irmão” Inácio. Em fevereiro de 1865 voltou e visitou a Casa da Caridade, quando revelou: “tenho simpatia pelas ruínas”. (Silveira, 1995; 111).

Essa Casa funcionou (mesmo que precariamente) até o ano de 1948, quando a Paróquia de São João, numa parceria com a Congregação das Filhas do Amor Divino, transformou-a em educandário com a denominação de Instituto Padre Ibiapina, numa alusão ao idealizador daquele empreendimento educacional e de proteção às crianças desamparadas.
Fonte: Assu dos Janduís ao sesquicentenário - Ivan Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...