domingo, 8 de fevereiro de 2015

A BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO É O PULMÃO HÍDRICO DO RN”; DIZ ESPECIALISTA


157557
Na casa de Francisco Leopoldino, as água de beber é um líquido esverdeado retirado de açudes
Joana D’arc Freire de Medeiros Especialista em recursos hídricos, com ênfase em gestão e hidrologia, pela UFRN

Qual a importância da Armando Ribeiro Gonçalves para o sistema hídrico do RN?
A Armando eu diria que é o manancial de maior importância para o estado em termos de distribuição de água para o interior. Além da capacidade de armazenamento alto, e também responsável pelo abastecimento de adutoras. É o pulmão hídrico do RN, é a nossa poupança.

A barragem está com 30,4% da capacidade. É necessário pensar em medidas de restrição?
É um dos índices mais baixos. No final do ano de 2013 esteve mais baixo,mas no ano passado recuperou um pouco. Nesta situação é aconselhável, realmente, fazer uma gestão no sentido de trabalhar junto com a Agência Nacional de Águas e o Estado para que seja reduzido o consumo e a vazão, mas sem prejudicar o abastecimento de cidades que estão no fim do rio Açu, como Pendências e Açu. Como a Armando Ribeiro é um reservatório estratégico, não se pode gerir pensando só em 2015, mas em 2016, 2017.

Hoje não há nenhum tipo de regulação desse uso?
Existe um marco regulatório, que é a política estadual de recursos hídricos, mas não temos um plano de bacias. É a partir deste plano que você pode definir um uso mais criterioso das águas. Mas o plano também está defasado, ele foi elaborado em 1998, com horizonte de 20 anos, mas deveria ser atualizado a cada quatro anos.

Fonte: TN


http://programaregistrando.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário