terça-feira, 14 de abril de 2015

RUAS E AVENIDAS:

SENADOR JOÃO CÂMARA - AVENIDA DO ASSU
Da série “Ruas e Avenidas do Assu”, destacamos a Avenida Senador João Câmara. Sem a pretensão de menosprezar qualquer rua, até porque todas são importantes no contexto da cidade, porém sabemos que esta é, sem dúvidas, uma das mais importantes ruas de nossa cidade.

Na Avenida Senador João Câmara encontra-se basicamente tudo. Ela abriga bancos, instituições federais, estaduais, municipais, autarquias, casas de materiais de construção, produtos agrícolas, peças para automóveis posto de atendimento à consumidores de água, luz e telefones, oficinas mecânicas, hotel e pousadas, farmácias, cartórios, óticas, postos de combustíveis, panificadoras, bares e restaurantes, igrejas, entre outras. A Avenida Senador João Câmara é composta em cerca de oitenta por cento por comércios e instituições, apesar de contar com dezenas de casas residenciais.

Esta Avenida tem seu início na Rua Aureliano Lôpo com término no Espaço vivo – bairro Janduís. É, portanto, em extensão, uma das maiores avenidas da cidade. Mas porque o nome Senador João Câmara? Quem foi este patrono digno de receber esta homenagem?
João Severiano da Câmara nasceu em Taipu no dia 08 de março de 1895 e faleceu em Natal no dia 12 de dezembro de 1948. Mais conhecido como ‘João Câmara’ foi um agropecuarista, comerciante, industrial e político. Foi Deputado Estadual no Rio Grande do Norte e Senador. 

Constituiu a maior empresa do Estado, de produção, compra de produtos, beneficiamento e exportação de algodão, com usinas instaladas em várias regiões potiguares, inclusive em Assu. A sua empresa adquiriu os armazéns e maquinários da SAMBRA, instalando-se e dando centenas de novos empregos aos assuenses, num período de grande expansão da cultura do algodão, tendo marcado este período áureo na Terra dos Carnaubais. 

Como político foi eleito Senador da República, no exercício de cuja função representativa faleceu. Senador João Câmara foi o mais importante homem público da antiga Baixa Verde, sendo inclusive indicado por Georgino Avelino para ser o candidato a governador com chances reais de vitória, pois teria também o apoio do então governador José Varela e dos partidos PSD e UDN unindo oposição e governo ao seu nome, fato este que não aconteceu, pois viera a falecer próximo à convenção partidária que culminou com a indicação do mossoroense Dix-Sept Rosado.
Cortejo fúnebre do Senador João Câmara - Natal
Cortejo fúnebre do Senador João Câmara - Natal/RN
A Avenida Senador João Câmara, na Cidade dos Poetas, é sem dúvidas a artéria mais conhecida e transitada da cidade, divide o perímetro urbano basicamente ao meio, no sentido Leste / Oeste, facilitando geograficamente a separação e identificação do lado Norte e do lado Sul do perímetro urbano da cidade do Assu.
Fotos antigas: Blog Assis Silva.
Foto do Assu: assuguia.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário