quarta-feira, 13 de maio de 2015

ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO ASSU

Hoje, 13 de Maio, é o dia da Abolição dos Escravos. O livro intitulado de A História da Escravatura no Assu, editado em 1885 e reeditado (edição fac-similar) pela editora Sebo Vermelho Edições, de Natal, conta "a história da abolição no Assu", Rio Grande do Norte, bem como determina as datas e a ordem dos acontecimentos históricos, relativos a escravos africanos e da "Áurea Lei que aboliu a escravidão".
(Fernando Caldas na sua plaquete sobre o título Assu, Grande, 1995, depõe que a Campanha Abolicionista na terra assuens fora feita com muita euforia. Criaram a Libertadora Assuense, a 13 de Maio de 1883 que, em 24 de Junho de 1885 obteve vitória, libertando os escravos existentes naquele município).
Nas páginas do livro A História da Abolição no Assu está registrado que o Assu fora um dos primeiros municípios brasileiros depois de Mossoró/RN, cidade a oeste de Assu distante 72Km, a abolir os escravos existentes naquele município potiguar, em 24 de junho de 1885. Senão vejamos nas imagens postadas abaixo:
Fernando Caldas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...