quinta-feira, 7 de maio de 2015

George Soares sugere a implantação do Memorial Histórico e Geográfico do Vale do Açu


O deputado estadual George Soares (PR) apresentou requerimento em sessão plenária desta quarta-feira (06), na Assembleia Legislativa do RN, sugerindo ao governo do Estado através da Fundação José Augusto, a implantação de um Memorial Histórico e Geográfico no Vale do Açu.

O Vale do Assu é a região que apreende e precede maiores requisitos e oferece condições de instalar um memorial visando preservar o que resulta da presença indígena e da ocupação branca no interior do Rio Grande do Norte. Janduí, no Vale do Açu, constitui uma grande referência para a história do índio brasileiro haja vista que foi o principal imperador dos nativos durante a Guerra dos Bárbaros - maior levante da história indígena do Brasil.

Os costumes dos aborígenes daquele sertão varzeano, denominados de Tapuias, adquiridos através do convívio amigável dos Janduís com os holandeses e da ferrenha divergência com os portugueses, fizeram as bases fundamentais da história do Nordeste nos planos social, econômico, cultural e político que ainda prevalecem na atualidade.

Além deste período de resistência e de massacres, a região se destacou em diversos aspectos tais como: charqueadas, polo algodoeiro, extrativismo da carnaúba, agricultura de subsistência e irrigada, pesca, polo ceramista e, sobremaneira, na literatura, teatro, música, religião, política, esporte... E, ainda detém, o mais importante acervo histórico e arquitetônico do interior Potiguar.

Essas e outras razões justificam o resgate, a preservação e a valorização da memória cultural e da geo-história do povo varzeano, através do MEMORIAL HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO VALE DO AÇU coordenado pela tão conceituada Fundação José Augusto.

"A criação desse memorial irá fomentar e preservar a rica cultura do Vale do Açu que em todos os momentos contribuiu para o histórico fortalecimento do povo potiguar. O Estado e os municípios estão devendo esse merecido resgate por tudo que representa essa Região no contexto Estadual." Afirmou o deputado George Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...