domingo, 3 de maio de 2015

MOISÉS SESIOM, POETA DO ASSU NO FILME", O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO"




Moisés Sesiom (1883-1932) era natural de Caicó/RN, porém se fez poeta na cidade de Assu/RN. Cognominada Terra dos Poetas, onde está enterrado.Seus versos populares estão espalhados país a fora. Ele está colocado em várias antologias dos poetas potiguares e ficou conhecido como "O Bocage Norteriograndense".

"Poeta querido, de vida atribulada, de existência dura, de morte cruel. Vezes, horas e horas ouvi recitar versos de Sesiom, recordando a boemia, vivendo o anedotário, rico de episódios chistosos", depõe Câmara Cascudo.

Sesiom imortalizou-se no filme intitulado "O Homem Que Desafiou o Diabo", 2007, baseado no romance intitulado "As pelejas de Ojuara", do escritor potiguar Ney Leandro de Castro. O referenciado romance narra a história de Zé Araújo (Marcos Palmeira), um cacheiro viajante que foi obrigado a casar com uma filha de um proprietário de uma mercearia/venda e trabalhar com o sogro, por quem foi muito humilhado. Zé ao chegar num certo bar da cidade, conheceu  no balcão de certo botequim  do lugar, um senhor de nome Sesiom. Aí, Zé fica sabendo por intermédio dele, o referenciado poeta boêmio, que Sesiom é Moisés ao contrário. Logo teve a ideia de inverter o seu nome passando a se chamar Ojuara (Araujo ao contrário).

Neste vídeo acima podemos conferir o personagem Sesiom (o poeta), declamar para Zé Araújo (Ojuara), os versos (em décimas) conforme transcritos adiante:

Vida longa não alcanço
Na orgia ou no prazer,
Mas, enquanto eu não morrer,
Bebo, fumo, jogo e danço!
Brinco, farreio, não canso,
Me censure quem quiser!
Enquanto eu vida tiver,
Cumprindo essa sina venho,
E, além dos vícios que tenho,
Sou perdido por mulher!

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).