A Arte da Filigrana Portuguesa

A Filigrana Portuguesa é a mais fina e mais bem elaborada do mundo. Fomos a Viana do Castelo saber um pouco mais sobre esta arte.








O coração de ouro de Viana é o símbolo da filigrana em Portugal.




A filigrana pode ser feita em prata ou em ouro.





Os preços variam muito. Por cerca de 30 euros, é possível adquirir um coração em prata. Em ouro, 600 euros é o preço base de um coração de Viana.






Pormenor de brincos em ouro.





A filigrana é a arte de trabalhar o ouro e a prata através de delicados fios destes materiais, finamente entrelaçados e justapostos, formando obras de elevada complexidade e riqueza estética.





Manuel Freitas, 72 anos, herdou do tio o gosto pela filigrana. Proprietário da Ourivesaria Freitas, no centro de Viana do Castelo, é considerado um dos maiores conhecedores desta arte.





Apesar de a filigrana estar associada ao povo vianense e ao traje minhoto, estas peças são feitas em Gondomar e na Póvoa de Lanhoso.





Vários exemplos de corações de Viana.





Exemplos de corações de Viana feitos a laser.





Os palmitos são conjuntos de flores feitos normalmente em papel. Estão profundamente ligados às romarias e às festas tipicamente minhotas. Esta peça é feita em ouro.





Algumas destas peças podem ser encontradas no Museu do Traje de Viana do Castelo. Depois de vários assaltos, Manuel Freitas decidiu doar a sua coleção pessoal composta por 650 peças à cidade. De entre a coleção, contam-se sobretudo dezenas de peças em ouro popular, mas também outras mais trabalhadas, de entre as quais um pesado colar de gramalheira e custódias.





A Ourivesaria Freitas conta com 93 anos de história. A casa vende principalmente ouro tradicional.





O ourives Manuel Freitas foi convidado a criar um modelo exclusivo para a candidatura do Fado como Património Imaterial da Humanidade. Esta caixa de CD decorada com filigrana é a maior particularidade da sua colecção.





"Foi o traje à vianesa o grande responsável pela riqueza dos enfeites, das filigranas e das joias tradicionais. Com o traje, a mulher de Viana sente-se como ninguém, ao fazer do seu peito uma mostra de bom gosto e do bem trajar", conta Manuel Freitas. Atualmente, muitas noivas reatam a tradição e escolhem o traje de noiva para subir ao altar.





A custódia era orgulhosamente exibida na missa dominical. Este exemplar custa 2500 euros.





Os corações de filigrana mais usados atualmente pela vianesa não eram usados com tanta frequência no passado, por serem peças dispendiosas.





"Ourar e Trajar" é a primeira obra dedicada ao ouro tradicional português, de autoria de Manuel Rodrigues de Freitas e Amadeu Costa.




"O coração do Sagrado Coração de Jesus era tão quente em amor que esbordava em chamas. A parte de cima simboliza as chamas do amor", explica Manuel Freitas sobre o formato do coração de Viana.




Desenhos feitos à mão pelo ourives de Viana do Castelo. A lenda conta que estes brincos ajudavam as mulheres a afugentar os maus espíritos. O triângulo invertido é o símbolo da fertilidade feminina.





Entre julho e setembro, as vendas aumentam. Os turistas estrangeiros e os emigrantes portugueses são quem mais procura estas peças.





As crianças do Jardim Escola da Meadala, em Viana do Castelo, fizeram um coração de Viana com material reciclado e ofereceram-no a Manuel Freitas. O ourives desenhou-o em filigrana de prata.


Por Rita Dantas Ferreira / Fotos: Patrícia Cardoso