quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ENSAIO FOTOGRÁFICO DE JEAN LOPES É VENCEDOR DE CONCURSO INTERNACIONAL
O renomado fotógrafo assuense Jean Lopes teve seus trabalhos premiados, mais uma vez, em nível internacional. Desta feita foi o belíssimo ensaio BRAVOS cujas imagens foram colhidas nos carnaubais do Vale do Assu. 

As fotos vencedoras na categoria HOMENS TRABALHADORESparticipam de uma exposição que abre dia 16 de outubro e vai até 15 de novembro na praça de La Alpujarra, Centro Administrativo de Medellin.

Antes dessa premiação, o ensaio BRAVOS foi premiado como trabalho solo no concurso Leica-Fotografe e finalista no concurso internacional Hipa, dos Emirados Arabes Unidos. 

Depois virou um especial multimídia do Coletivo Repórter de Rua. Acabou finalista em duas premiações nacionais de jornalismo, o Premio do Ministério Público do Trabalho - MPT e o Prêmio Massey Ferguson.

Nada para um profissional da estirpe de Jean Lopes é novidade. Quem acompanha sua trajetória sabe que ele consegue estar entre os primeiros em qualquer parte do mundo.

Em entrevista concedida ao repórter Alex Gurgel, do Portal no Ar, Jean disse que começou a se interessar por fotografia no final dos anos 80, quando folhava as páginas da Revista Veja. “Eu recordo o impacto que causou a primeira vez que vi uma foto do mestre Sebastião Salgado, numa edição especial da revista. Descobri ali que uma fotografia podia ser tocante, expressando uma emoção”, disse.

Jean começou a fotografar no início dos anos 90. Rapidamente percebeu que podia fazer muito mais do que ganhar dinheiro e ao longo da carreira tem investido em ensaios fotográficos da cultura regional.“Nunca quis limitar meu trabalho à fotografia comercial, o que me mantém. Queria ir mais além e desenvolver um trabalho documental, que é o que me dá prazer”, ressaltou Jean.

Esse prêmio de Jean Lopes é, também, um presente ao Assu que completa seus 170 anos de história política e administrativa, já que o nome desse importante município Potiguar figurou ao lado de grandes metrópoles como berço pátrio do grande fotógrafo Jean Lopes. 

Parabéns Jean! Como não poderia ser diferente, nós assuenses ficamos felizes e orgulhosos pelo grande conterrâneo que temos. Sucesso!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...