segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GOVERNADOR GARANTE RECURSO PARA CONSTRUÇÃO DA TERCEIRA PONTE SOBRE RIO POTENGI

Governador garante recursos para construção da terceira ponte sobre o Potengi
O Governador Robinson Faria (PSD) anunciou (26) a retomada do projeto de construção da terceira ponte sobre o Rio Potengi. A declaração foi dada durante a abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano – composto pelos municípios formadores da Região Metropolitana de Natal –, em que se estuda a criação de consórcios para mobilidade urbana.
Segundo Robinson Faria, os recursos para a edificação da ponte estão garantidos pelo Banco Mundial. A obra está orçada em R$ 1 bilhão. “A negociação foi feita na semana passada, em Brasília. Conseguimos redirecionar o projeto com o Banco Mundial”, disse Robinson. Previsão de que o projeto seja iniciado ainda este ano.
A necessidade de uma terceira ponte ligando a zona Norte de Natal ao restante do município ocorre devido ao crescimento da cidade e do fluxo entre as regiões e aos muncípios limitrofes. Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) dão conta de que 78 mil veículos passam diariamente pela ponte de Igapó.
Além disso, a ponte Newton Navarro, com apenas sete anos de uso, já opera com cerca de 60% de sua capacidade instalada – lá passam 38 mil veículos por dia, quando a capacidade é de 60 mil. A estrutura foi projetada para atender o fluxo nas duas décadas seguintes à sua conclusão.
Apesar dos recursos garantidos, o governador não delimitou qual será o traçado do equipamento viário. Uma estrutura projetada pelo Governo do Estado pode ser construída no município de Macaíba, ligando a rodovia federal BR-226 à rodovia estadual RN-160, o que desafogaria o fluxo de veículos na ponte de Igapó, em Natal. A estrutura teria 70 metros de extensão.
Um estudo elaborado inicialmente pela prefeitura e posteriormente enviado ao governo estadual, visava a construção de uma ponte saindo da Avenida Juvenal Lamartine (na continuação do viaduto do Baldo) com chegada na avenida Itapetinga. Outra proposta é construí-la a partir da Avenida Mor Gouveia com ligação com a Avenida Itapetinga.
Novo Jornal – http://novojornal.jor.br/cotidiano/governador-garante-recursos-para-construcao-da-terceira-ponte-sobre-o-potengi

Nenhum comentário:

Postar um comentário