quinta-feira, 26 de novembro de 2015

VOCÊ SABIA QUE FOI EM SOBRAL, NO CEARÁ, QUE A TEORIA DA RELATIVIDADE DE EINSTEIN FOI COMPROVADA?


 DEIXE UM COMENTÁRIO


einstein_office_photo

Em 1915, Einstein apresentava a Teoria da Relatividade. Cincos anos depois, uma equipe de cientistas ingleses e brasileiros conseguiu comprovar, num eclipse solar em Sobral, no Ceará, que o físico alemão estava certo.
Há cem anos, em novembro de 1915, o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) apresentava ao mundo a sua Teoria da Relatividade. No entanto, o que poucos sabem é que um dos testes sugeridos por Einstein, o do desvio da luz no campo gravitacional do sol, viria a ser comprovado somente seis anos mais tarde por uma expedição científica enviada ao Brasil.
Apresentação1
Einstein estava convencido de que uma das consequências de sua teoria – e que poderia comprovar a sua veracidade – era o caráter curvo da trajetória da luz no espaço, o que pode ser observado, por exemplo, durante um eclipse solar.
Duas equipes britânicas de cientistas foram enviadas para observar o fenômeno que ocorreu no dia 29 de maio de 1919. Uma foi para a Ilha do Príncipe, então território colonial português na costa africana, e a outra veio para o Brasil, mais precisamente para a cidade de Sobral, no interior do Ceará.
Apresentação4
Naquele dia, pediu-se à população da cidade para que se mantivesse calma, em silêncio e para que não soltassem fogos de artifício durante o eclipse. Os sobralenses foram atenciosos e prestativos. E o tempo também ajudou.
Em Sobral, os cientistas tiraram fotografias com um telescópio. Ao serem reveladas, elas puderam comprovar a existência do chamado “efeito Einstein”, ou seja, a curvatura da luz ao se aproximar de um corpo de grande massa – no caso, o desvio da luz emitida pelas estrelas ao passar nas proximidades do Sol.
Apresentação1676
Na Ilha do Príncipe, no entanto, choveu muito, e as fotos feitas pelos cientistas durante o eclipse não foram satisfatórias.
Em 1999, para comemorar os 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, a prefeitura de Sobral inaugurou o Museu do Eclipse. O acervo inclui as fotos originais utilizadas pelos cientistas, como também a edição do jornal The New York Times anunciando a comprovação da tese de Einstein sobre a deflexão da luz.
O resultado do experimento em Sobral ganhou as primeiras páginas de jornais de todo o mundo e ajudou a tornar Einstein e a Teoria da Relatividade famosos.
“A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil”: os dizeres do físico alemão, gravados no monumento que Sobral ergueu em sua homenagem, demonstram a importância do trabalho de observação realizado por cientistas ingleses e brasileiros no interior do Ceará.
 Do blog http://tokdehistoria.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário