Alcancei a imortalidade”. Foi dessa forma que o jornalista Cassiano Arruda Câmara celebrou na noite desta terça-feira (01) a notícia de que acabara de ser eleito para a Academia Norte-rio-grandense de Letras. Ele – que é fundador do NOVO – teve 26 dos 29 votos válidos e assumirá a vaga que pertencia ao amigo, ex-deputado e jornalista Agnelo Alves (1932 – 2015).
O mais novo imortal do Rio Grande do Norte disse que considera sua eleição um reconhecimento a uma pessoa que sempre viveu da palavra. “Acho que a academia abriu as portas para alguém que há 50 anos vive da palavra. É com muita honra que eu assumo a cadeira que pertenceu a um grande jornalista. Agnelo Alves”, disse.
A data da posse fica a cargo do mais novo imortal. E será combinada com a Academia. O jornalista explicou que pretende fazer em breve a solenidade e que está pensando em inovar. Atualmente, a editora Flor de Sal, conduzida por Adriano de Souza e Flávia Assaf, está preparando a edição do terceiro livro do jornalista que assina a coluna Roda Viva no NOVO. Será uma coletânea de reportagens que marcaram época em Natal, produzida nos períodos que trabalhou na Tribuna do Norte e no extinto Diário de Natal. A ideia é fazer o lançamento desse registro da história de Natal durante a solenidade de posse, eternizando as reportagens que hoje apenas podem ser consultadas por quem tem acesso aos arquivos dos jornais.
“São 80 reportagens que publiquei. A ideia é apresentar isso em livro”. Entre as histórias, ele destaca, por exemplo, a cobertura da última viagem do trem entre Natal e Nova Cruz, uma entrevista com o cantor Carlos Alexandre e outra contando a chegada do surf ao Rio Grande do Norte.
Cassiano Arruda concorreu com os candidatos Maria Jandir Candeias, Rubens Guedes Nunes, Naide Maria Saraiva de Gouveia e Whashinton Luís Andrade de Araújo.
O presidente da Academia, Diógenes da Cunha Lima, explicou que foi uma eleição simples e que contou com candidatos qualificados, todos aprovados pela ANL. “Houve uma confluência em favor de Cassiano”, explicou. Na opinião dele, "Cassiano é o repórter. É uma pessoa notável que, além de empreendedor da comunicação, sempre foi voltado para aspectos culturais. É um divulgador de cultura. Com muito talento, tem revelado isso”. E brincou, celebrando o conterrâneo: “E não é para me gabar não: ele é de Nova Cruz”.
Cassiano Arruda Câmara tem dois livros publicado. O primeiro é “Um Repórter na Roda Viva: do Tipo Móvel ao Notebook” (Chegança, 2002) e “Hotel Trânsito (Flor de Sal, 2009).
http://novojornal.jor.br/