quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS COMPLETA PRIMEIRO ANO

DSC_0379
Fundada em 23 de janeiro de 2015, a Academia Assuense de Letras acaba de completar o seu primeiro aniversário. Nesse primeiro ano a Academia foi fortalecida com a construção e registro do estatuto, conclusão do regimento interno, celebração de parcerias com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem proporcionado o uso de espaços físicos da instituição para fins dos objetivos da Academia e, recentemente, com a Casa de Cultura Popular de Assu, onde atualmente acontece as reuniões mensais. A Academia reúne-se regularmente na última sexta-feira do mês.

Associação civil, de direito privado e sem fins econômicos, tendo por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo, da literatura, da história e da atividade cultural em seus múltiplos aspectos a Academia tem no seu quadro inicial 7 integrantes, distribuídos na seguinte composição:

– Antonio Alderi Dantas (Cadeira nº 1 – Patrono: Palmério Augusto Soares de Amorim Filho);
– Auricéia Antunes de Lima (Cadeira nº 2 – Patrono: Celso Dantas da Silveira);
– Francisco de Assis Medeiros (Cadeira nº 3 – Patrono: Francisco Augusto Caldas de Amorim – Chisquito);
– Francisco José Costa dos Santos (Cadeira nº 4 – Patrono: Francisco Agripino de Alcaniz – Chico Traíra);
– Ivan Pinheiro Bezerra (Cadeira nº 5 – Patrono: Renato Caldas);
– Fernando Antônio Caldas (Cadeira nº 6 – Patrono: João Lins Caldas); e
– Fernando Antônio de Sá Leitão Morais (Cadeira nº 7 – Patrono: Silvia Filgueira de Sá Leitão)
A primeira diretoria da Academia Assuense de Letras eleita para um mandato de dois anos é constituída por: Ivan Pinheiro Bezerra – Presidente; Auricéia Antunes de Lima – Vice-presidente; Francisco José Costa dos Santos – 1º secretário; Fernando Antônio Caldas – 2º Secretário; Fernando Antônio de Sá Leitão Morais – 1º tesoureiro; Francisco de Assis Medeiros – 2º Tesoureiro e Antonio Alderi Dantas – Secretário de Comunicação.

A posse dos primeiros acadêmicos deu-se por meio de solenidade magna ocorrida no dia 30 de julho de 2015, ocasião em que verificou-se também a instalação da Academia.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira, 29, em vez da costumeira reunião mensal, o momento será marcado por um “Chá com a Academia”. Na oportunidade, vai acontecer uma roda de bate-papo aberta ao público, a partir das 19h30, na Casa de Cultura Popular de Assu, com troca de experiências e compartilhamento de conhecimento entre os acadêmicos e o público.

No sábado, dia 30, a Academia Assuense de Letras é convidada do programa radiofônico Discussão Aberta, apresentado por Luizinho Cavalcante, no horário das 11h30 às 12h30, na 89 FM, em Assu. Durante o programa a Academia fará o lançamento de um concurso literário no gênero contos, com amplitude estadual.

Na semana passada, a Academia teve a oportunidade de participar dos programas: Café com Notícias (89 FM), Panorama do Vale (Princesa AM) e Manhã 104 (Assu FM -104), divulgando o trabalho realizado no decorrer do seu primeiro ano e a literatura, a história e a poesia assuense.

Academia Assuense de Letras
Alderi Dantas
Secretário de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...