Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

A vizinha praia de Pipa segue no seu estilo hedonista de receber forasteiros, onde o espírito Paz e Amor dos anos 70 deu lugar a baladas fervidas, boutiques que destoam do espírito Flower Power daquela época e restaurantes bem decorados que exageram nas cifras do cardápio.
Mas do outro lado do estreito rio Catú, onde carros seguem sobre jangadas rústicas de madeira até a margem seguinte, a Barra do Cunhaú dá as costas para o turismo de massa e segue a vida na direção dos ventos.

Eduardo Vessoni
barra-do-cunhau-eduardo-vessoni
Vista da Barra do Cunhaú, em Caguaretama, a 80 km de Natal (RN)
Essa simpática vila de pescadores fica no município de Caguaretama, a 80 km de Natal, e é um dos cenários ainda desconhecidos dos 400 km do litoral potiguar. É ali que o rio vira mar (ou o contrário, de acordo com a posição dos ventos), uma ilusão de ótica que faz a gente confundir mar e rio.
Mas tem também dunas, mangues, praias desertas e trilhas para ver caranguejos.
barra-do-cunhau-eduardo-vessoni2
Para um primeiro contato, comece com o passeio de barco pelo rio Curimataú, em que os passageiros descem para conhecer os mangues do outro lado da margem, realizar trilhas curtas e conhecer a (quase) deserta Praia da Restinga, conhecida também como Praia do Outro Lado e já em território da vizinha Baía Formosa.
Se o programa do dia for fazer nada, contrate alguma das pequenas embarcações no centro do vilarejo e peça para desembarcar em algumas das praias desertas da margem direita do rio Curimataú. Seja qual for o endereço, a sensação é sempre a de ser o primeiro turista naquelas terras alagadas e protegidas dos ventos.
barra-do-cunhau-eduardo-vessoni3
Entre as faixas de areia mais populares do destino estão a praia da Barrinha, no encontro do rio Catú com o mar, separando as terras quilombolas de Sibaúma; praia da Boca da Barra, endereço dos kitesurfistas, cuja extensa faixa de areia dá acesso à maior das praias locais, a do Pontal, com 5 km de extensão, águas calmas e piscinas naturais..
Com ventos fortes e constantes, em área de mar aberto, Barra do Cunhaú é conhecida também pelo banco de areia que separa o mar do rio e cria condições perfeitas para praticantes iniciantes e profissionais do kitesurf.
Polo da produção de camarões em cativeiro, uma das principais fontes de renda, assim como o turismo, Barra do Cunhaú é um dos principais produtores de camarão do Brasil, onde é possível conhecer fazendas de cultivo desse crustáceo.
barra-do-cunhau-eduardo-vessoni4
No extremo sul do estado, no limite com a Paraíba e a 110 km de João Pessoa, Baía Formosa é outro município que está no roteiro de quem visita Barra do Cunhaú, cuja principal atração é a Lagoa da Coca-Cola, na Mata da Estrela.
O nome popular da Lagoa da Araraquara se deve às suas águas escuras, alteradas pelo solo rico em iodo e ferro, e à pigmentação das raízes das árvores. A atração é procurada pelos que acreditam que suas águas curam e rejuvenescem.
Como chegar
Localizado a 8 km da praia de Pipa, o destino fica no município de Canguaretama, no sul do Rio Grande do Norte, e tem acesso pela BR-101. De Canguaretama, o motorista deve seguir por mais cerca de 13 km, na RN-269 até o litoral.

 https://viagem.catracalivre.com.br