quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Aposentadoria por idade, a data ideal para iniciar contribuição.

By
Aposentadoria por idade, a data ideal para iniciar contribuição.

Neste artigo vamos tratar da data ideal que uma pessoa deve iniciar suas contribuições previdenciárias de forma que venha a ter direito a aposentadoria por idade quando completar a idade limite.
Considerações importantes sobre o benefício aposentadoria por idade:
1 - a idade, por si só, não dá direito ao benefício, portanto não adianta dizer que já tem 70 anos e ainda não conseguiu se aposentar, pois sem contribuição não há direito.
2 - é preciso, tanto para homens como para mulheres, ter o tempo de contribuição correspondente a exatos 180 meses, que corresponde a 15 anos. Esse tempo é chamado de carência mínima e só pode ser cumprido por contribuições em dia, ou seja, que tenha sido pagas sem atraso, não são aceitos outros tempos, tais como: serviço militar, tempo em atividade especial, tempo em benefício por incapacidade e outros.
3 - para que haja direito a aposentadoria por idade é preciso que:
a) segurados do sexo masculino: ter 65 anos completos, ou mais, e 180 meses de contribuição, ou mais.
b) segurados do sexo feminino: ter 60 anos completos, ou mais, e 180 meses de contribuição, ou mais.
4 - para cumprir a carência mínima de 15 anos a data ideal para iniciar contribuições, de forma que ao completar a idade tenha direito a aposentadoria, é:
a) segurados do sexo masculino: iniciar contribuição no mês seguinte ao que completar a idade de 50 anos.
b) segurados do sexo feminino: iniciar contribuição no mês seguinte ao que completar a idade de 45 anos.

Observação:
1 - Para atingir a carência mínima o contribuinte pode somar tempos de empregos registrados em qualquer época e, também, contribuições que tenha feito. Tendo o tempo mínimo exigido poderá se aposentar quando completar a idade, mesmo que as contribuições tenham ocorrido em épocas passadas.
2 - O cálculo da renda mensal é feito pela média das contribuições, por isso, quem nunca contribuiu e vai iniciar visando a aposentadoria por idade é muito difícil que consiga uma renda maior que o mínimo, por isso a melhor opção é o plano simplificado que exige uma contribuição de 11% do salário-mínimo e oferece a aposentadoria por idade com renda igual a um salário-mínimo. Sobre esse assunto leia: Como é feito o cálculo da renda mensal nos benefícios do INSS. Sobre os planos de contribuição leia: Os Planos de Contribuição ao INSS e os benefícios oferecidos.
3 - A Previdência Social funciona como um seguradora que garante vários tipos de benefícios, por isso, a sugestão acima é válida somente par quem nunca havia contribuído e quer entrar no sistema para garantir sua aposentadoria, por isso o ideal é contribuir desde novo para estar segurado para qualquer eventualidade. Sobre os benefícios leia: Benefícios oferecidos aos segurados do INSS e as regras de direito.
Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida assim que for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TROVAS i Está cegando Renato  pois, um objeto qualquer  só conhece pelo tato  principalmente mulher.  II uma andorinha assustada por cima do...