segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dilma pode reverter impeachment, mas paga pela falta de diálogo, diz Costa


Do UOL, em São Paulo
  • Waldemir Barreto/Agência Senado
    Senador Humberto Costa (PT-PE) Senador Humberto Costa (PT-PE)
O senador Humberto Costa (PT-PE), líder do governo no Senado, disse que o governo tem chances de reverter a decisão pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. Mas admitiu que o PT errou em não fazer a reforma política e em não manter um diálogo com a base aliada. Ontem a Câmara dos Deputados votou pela continuidade do processo de impeachment de Dilma.

"É possível se reverter [a decisão pelo impeachment] no Senado. Nesse primeiro momento, é um pouco mais difícil porque se trata de uma decisão de uma votação que a maioria simples define a posição do Senado. Mas há algumas características diferentes da Câmara. É um espaço menor de parlamentares e permite um aprofundamento maior sobre o tema", disse Costa ao UOL, por telefone.
De acordo com Costa, houve um complô contra Dilma e o PT.

"Se nós não conseguirmos reverter na questão da admissibilidade, temos ai seis meses para fazer o julgamento, período no qual ficará absolutamente claro o complô que foi montado sob a inspiração do vice-presidente, o conspirador mor da República e do senhor Eduardo Cunha, um parlamentar sobre o qual já pairam processos no STF", disse.

Costa afirma, no entanto, que a derrota sofrida pelo governo também é fruto da falta de diálogo de Dilma com sua base e pela falta de pulso em fazer a reforma política.

"Os governos do PT falharam profundamente em não ter feito as reformas políticas. [...] O PT não mudou aquilo que existia anteriormente em termos de cultura política da governabilidade, e de como se construir a governabilidade e a cultura política do financiamento das campanhas. A negociação não é aquilo que ela [Dilma] tem mais prazer em fazer e aí não dá para resolver um déficit de seis anos em 15 dias. É claro que temos nossa parcela de culpa", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Assu Antigo 24 min    ·  SOBRE O MAJOR MONTENEGRO QUE EU CONHECI E CONVIVI Nascido na Fazenda Itu, Povoação de Sacramento, atual e prósper...