quinta-feira, 2 de junho de 2016

FOTÓGRAFO ASSUENSE JÁ CONQUISTOU MAIS DE 60 PRÊMIOS NO BRASIL E EXTERIOR

 
O Coletivo mossoroense Repórter de Rua foi um dos ganhadores da edição 2015 do Prêmio Petrobras de Jornalismo, um dos mais importantes do Brasil. Com um ensaio fotográfico sobre a vida dos homens que trabalham na extração da palha de carnaúba na região do Vale do Açu - parte integrante do especial multimídia Bravos (www.reporterderua.org/bravos) - o fotógrafo Jean Lopes (foto acima) conquistou o prêmio na categoria Fotojornalismo Regional. O especial também foi publicado nas páginas do Novo Jornal, de Natal.
Com a conquista, o Repórter de Rua passa a ser o segundo veículo de comunicação do Rio Grande do Norte a vencer o Prêmio. Em 2013, uma equipe da InterTV Cabugi foi campeão em uma das categorias.

Ao todo, 1.255 reportagens foram inscritas na edição 2015 do prêmio. O trabalho do Repórter de Rua concorreu com importantes veículos de comunicação do País. Para o fotógrafo Jean Lopes a conquista traz uma alegria imensa. "É muito importante ver o nosso trabalho no meio do material de tanta gente boa. Importante também ver que o Repórter de Rua vai conquistando seu espaço, mesmo sendo uma iniciativa independente", comentou.

O diretor do Repórter de Rua, jornalista Esdras Marchezan, considera o prêmio um momento importante para o jornalismo potiguar, principalmente o que é feito de forma independente. "Desde que surgiu, o Repórter de Rua tem conseguido espaços importantes no cenário jornalístico do Brasil. Ter mais um trabalho premiado assim, reforça nossa responsabilidade e mostra que é possível fazer um jornalismo de qualidade no interior do estado", reforça.
Com o mesmo ensaio (www.reporterderua.org/bravos), Jean Lopes já havia vencido os prêmios Massey Fergusson de Jornalismo, Ministério Público do Trabalho de Jornalismo, Tribunal Regional do Trabalho de Jornalismo, e mais o Concurso Latino-americano de Fotografia Documental Los Trabajos y los Dias (Colômbia).

Natural de Assu/RN, Jean já conquistou mais de 60 prêmios no Brasil e exterior. Seu trabalho já foi exposto em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Áustria, México, dentre outros. Idealizou a Oficina a Cores - já ministrada em Recife e Natal - onde compartilha sua experiência na obtenção de fotos onde as cores assumem protagonismo na composição fotográfica.

O anúncio dos vencedores e entrega da premiação aconteceu na noite de terça-feira, dia 25 de maio, no Rio de Janeiro.

BRAVOS 

O especial multimídia "Bravos" foi lançado em 2015 e conta um pouco da vida dos homens que trabalham na extração da palha da carnaúba no Rio Grande do Norte. A reportagem é de Esdras Marchezan, com fotografias de Jean Lopes e edição de vídeo de Alexandre Fonseca. Com o material, o coletivo de reportagem conquistou os prêmios Massey Fergusson de Jornalismo, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Concurso Latinoamericano de Fotografia Documental Los Trabajos y los Dias (Colômbia) e foi finalista do 23º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico.

Fonte: Material fornecido por Jean Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário