segunda-feira, 20 de junho de 2016

Meu ex-cônjuge quer receber alimentos. Sou obrigado a pagar?

Publicado por Erick Jonas Advocacia & Consultoria Jurídica - 1 semana atrás

A prestação de alimentos aos cônjuges e companheiros decorre da assistência imposta nos artigos 1566III, e artigo1694, ambos do Código Civil.
Após o fim do casamento (ou da união estável), a prestação de alimentos depende de duas hipóteses:
·        Acordo no divórcio consensual
·        Necessidade do cônjuge, quando provado em divórcio litigioso.
Na primeira situação é livre a convenção dos alimentos entre os cônjuges. Contudo, quando se trata de divórcio litigioso, não há liberalidade, uma vez que provada a situação em que um dos cônjuges se mostra desprovido de recursos, o outro lhe prestará a pensão alimentícia que o juiz fixar.
É importante lembrar que quando o credor (quem está recebendo a pensão alimentícia) se casar, constituir união estável ou concubinato, cessará o dever de prestar alimentos.
Concluindo...
·        No divórcio consensual é livre a convenção dos alimentos entre os cônjuges.
·        No divórcio litigioso, por determinação do juiz, é obrigatório o pagamento de pensão alimentícia quando resta provado que um dos cônjuges é desprovido de recursos.


Atuamos nas diversas áreas do Direito: Administrativo, Tributário, Responsabilidade Civil, Família, Consumidor, Trabalho, Médico e Hospitalar, Penal e Previdenciário. Representamos nossos clientes em vários tipos de demandas judiciais e extrajudiciais. Respondemos em todos os casos de forma oportuna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...