quarta-feira, 3 de agosto de 2016

9 coisas incríveis do passado de Natal que talvez você nem lembre mais

Este artigo é um dos maiores sucessos aqui do blog, mas não é a toa. Ele é a melhor máquina do tempo de Natal-RN.

Você vai rever coisas e lugares que marcaram toda uma geração. 
Bem vindo à bordo e aproveite a viagem!

Os primeiros ônibus a gás que apareceram na cidade

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-onibus-a-gas
Em 1988 várias empresas de ônibus do Brasil, muitas delas já extintas, fizeram compras de ônibus movido a gás, uma novidade revolucionária pra época.
Na compra um desfile com esses veículos foi feito para apresentar a novidade ao povo natalense. O desfile passou pela a Av. Rio Branco, após isso os ônibus entraram em circulação.

Natal Aquacenter

parque-aquatico
Esse aqui você não deve se lembrar mesmo, nem eu lembrava mais. Poisé! A cidade de Natal já teve um parque aquático! O primeiro de todos! Ficava ali na subida da praia de Cotovelo, puxa da memória ai que eu te dou um tempo… O pior é que eu também não lembro se eu já entrei lá, mas há 90% de chances de não. Alguém aí pra contar um relato?

Casa da Maçã

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-casa-da-maca
Nesta esquininha aí, quase no coração do centro da cidade existia a “Casa da Maçã”, quem lembra? Um restaurante famoso de uns 15 anos ou mais atrás, com grades vermelhas e detalhes em verde no muro, que ficava lotado na hora do almoço. A Casa da Maçã também esteve ao lado do Cine Rio Verde na esquina em frente a esta.

Vendedores de Cavaco-chinês (ainda existem)

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-cavaco-chines
Os vendedores de Cavaco-chinês caminhavam pelas ruas de Natal vendendo os cavacos dentro de uma espécie de uma lata grande feita de flandre ou alumínio com uma arreata de couro, igualzinhas à estas da foto, tocando um triângulo de forró. O mais legal era ouvir eles tocando de um jeito criativo. Quem não ficava prestando atenção na música que o cara tocava? Por sorte nossa estes vendedores ainda existem e preservam este costume que marcou gerações até os dias de hoje.
Pra quem não sabe o Cavaco-chinês é uma massa feita com farinha de trigo e açúcar, de sabor agradável e que se dissolve com facilidade na boca. Muito fino e quebradiço, o biscoito de formato arredondado, tem o tamanho de um prato, mais ou menos 20 centímetros. O povo adorava na cidade principalmente nos fins de semana pra comer com a família.

Mochilas da Company (quem nunca sonhou?)

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-mochila-da-company
No colégio isso era o sonho de consumo de muita gente! Se teve um produto certeiro para estudantes um dia já inventado na história, que não precisava nem de propaganda, foi essa mochila.
Ela era simplesmente uma febre, um status, um “estilo de vida”, uma marca na boca de geral: quero uma mochila da Company! TODO MUNDO queria ter uma dessas, era como se fosse um sonho “tradicional” de colegial.

Boate Hooters da Praia do Meio

(Enviada pelo curiozzzo Felipe Machado)
curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-boate-hooters
Essa aqui é “dazantiga” muito. Esta boate que ficava logo depois que se desce a famosa Ladeira do Sol e entra na Praia do Meio já teve vários nomes diferentes mas ela teve seu auge quando se chamou HOOTERS, acho que foi o primeiro nome dela. Lotava nas Sextas e no Sábado mais ainda. Era o point mais ousado da galera que hoje tá entre os 30 e os 40 anos. Pode perguntar para seu amigo aí do lado que ele certamente conhece.

O Poupa Ganha

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-poupa-ganha
Esse “bingo” rolava todo Domingo de manhã e os pais piravam! Quem nunca foi solicitado por eles pra ajudar a preencher a cartela?
O criador dessa piração ficou trilhonário [claro com tantos pais investindo nisso né?], e o cara foi o protagonista de uma das mais fantásticas histórias de enriquecimento no Brasil.
Só que no auge de seus 44 anos, ele declarou de forma errada seus bens e foi alvo de uma investigação da Polícia Federal, que mandou fechar suas lojas e ele teve que vender seus helicópteros e um jatinho, fechando geral a empresa com um prejuízo de 10 milhões de reais.
E aí, mãe? Valeu a pena me acordar aquela hora do Domingo pra marcar isso e nunca ter ganhado nem uma camisa?
😡

Shopping Hall – a boate do estacionamento do Natal Shopping

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-shopping-hall
Você não deve se lembrar mas no estacionamento do Natal Shopping havia uma boate, né?
Como os frequentadores eram na maioria adolescentes os pais iam deixar e buscar e apesar de casa sempre cheia lá não lotava muito, dava pra caminhar pra lá e pra cá lá dentro usando a roupa da moda de boas, e quem sabe arriscar tomar uns drinks de leve pra dizer que era gente grande responsável.
Era o máximo ir lá e o mais próximo de uma noitada que muita gente fazia.

Skate Park

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-skate-park
No bairro do Tirol existia uma pista de skate e patins que era mais do que pista de skate, era ponto de encontro de gente “alternativa”. Gente de todas as idades se reunia pra conversar, beber, ou andar de skate ou patins. O local era pequeno, a galera lotava. Haviam shows de rock de pequenas bandas, era bem legal.

Tenis com luz atrás – Le Cheval

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-tenis-com-luz-atras
Lembra dele? Se você no seu tempo de estudante não teve um Le Cheval desses você até que conseguia sobreviver, mas estava tristemente fora da onda.
Brilhava muito no pé e principalmente no escuro. Eu não sei explicar, mas acho que usaria esse tênis até hoje. Calma, to brincando😛
Lembra dele brilhando no pé dos amigos? Poisé, você imaginava como se fosse no seu até porque não dava pra ver como era lindo ele piscando no seu pé. Não era tosco, não era brega, era simplesmente sensacional ter um!

O “Trem da Alegria” da Praia do Meio

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-trenzinho-alegria
No passado, lá na Praia do Meio em Natal, passava pela avenida principal um trenzinho como este aí da foto.
Dependendo da sua idade você não vai lembrar. Todo mundo que passeava pela praia parava pra assistir.
Ele andava lentamente dando voltas pelo quarteirão, tocando músicas e as crianças passageiras deliravam. Pendurados nele um Cebolinha, um Cascão e uma Mônica com cabeças enormes e desproporcionais ao corpo, de material semelhante a fibra, pintadas e brilhantes. Eu sempre imaginava como devia pesar essa cabeça.

O primeiro cinema do Natal Shopping

curiozzzo.com-passado-natal-9-coisas-cinema-natal-shopping
O Natal Shopping, um dos shoppings mais antigos de Natal-RN, tinha o cinema mais famoso da cidade que era o Severiano Ribeiro.
Quem nunca marcou um encontro na frente? Aquilo marcou uma geração inteira!  Ponto de encontro oficial de adolescentes na época paralela do MIRC, e pra quem podia pagar era a diversão de uma noite de Sábado.
Parece que o cinema naquela época tinha um gosto especial. Lá existiam duas salas apenas: Cine Natal 1 e Cine Natal 2.
Se gostou, curta a nossa página lá no Facebook.
Fonte: Natalbuss (http://natalbuss.blogspot.com), Busão de Natal (http://www.busaodenatal.com/2013/03/onibus-gas-natural-da-empresa-cidade-do.html), Revista Veja (http://veja.abril.com.br/041000/p_054.html), Genealogia e História: coisas da Nossa Terra, (http://ormuzsimonetti.blogspot.com.br/2011/06/de-volta-ao-passado-iii-vendedores.html), VeteranSkate  Old School sem fronteiras! (http://veteranskate.wordpress.com/category/back-side/), Diário de uma Nerd Brasileira – Natal/RN (http://braziliannerd.blogspot.com.br/2012/02/natal-rn.html) e Ipanguaçu Em Dia – (www.ipanguacuemdia.zip.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...