quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Baía dos Golfinhos em Pipa cria abaixo-assinado pedindo socorro

Publicado por às 18 de outubro de 2016 em Animais, Campanha, Natureza

post-praia-pipa-baia-golfinhos-sos-folder-campanha-abaixo-assinado
A página Núcleo Ecológico da Pipa criou um abaixo-assinado em nome da Baía dos Golfinhos, situada no distrito de Pipa, no município de Tibau do Sul (Rio Grande do Norte).
Reduto de botos e tartarugas, que em suas águas se alimentam, a Baía, também conhecida como Praia do Curral,  é cercada pelo Santuário Ecológico de Pipa, e é uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.
“Infelizmente a praia foi invadida, com a conivência do poder público local, por vendedores que lá se instalaram irregularmente, sem alguma autorização, por meio de instalações improvisadas, com dezenas de cadeiras de praias, guarda-sóis, caiaques etc. que ficam permanentemente no local. A ameaça da iminente construção de barracas fixas na praia está evidente.” – pedem os organizadores.
O documento solicita ainda um controle melhor de passeios de barcos e lanchas na praia, e os organizadores clamam para que todos os que amam Pipa, Tibau do Sul e o Rio Grande do Norte, assinem a petição popular que foi batizada de “S.O.S. BAÍA DOS GOLFINHOS”, para pressionar os órgãos do governo responsáveis a tomarem providências.
Descubra qual praia do Rio Grande do Norte é ideal para você com base no seu signo
Veja o abaixo-assinado completo:

S.O.S. BAÍA DOS GOLFINHOS

Nós, abaixo assinados, moradores e frequentadores da Praia da Pipa, distrito do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, vimos requerer que sejam tomadas providências visando coibir a ocupação irregular e o consequente desrespeito às leis ambientais que vem ocorrendo na Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos.
A Praia do Curral tem uma grande importância ambiental, turística e cultural para o município de Tibau do Sul. Pertence a APA-Bonfim-Guaraíras e é cercada pela RPPN Santuário Ecológico da Pipa (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Nas suas águas, que fazem parte da Reserva Faunística de Tibau do Sul e Pipa (REFAUTS), se alimentam golfinhos/botos e tartarugas marinhas, dentre outras espécies.
É considerada uma das dez praias mais belas do Brasil e, historicamente, abrigou currais de peixes que tiveram grande importância para a comunidade local, daí sua denominação nativa: Praia do Curral. Em razão disso, solicitamos:
1. A preservação total da Praia do Curral – Baía dos Golfinhos;
2. A retirada dos vendedores que lá se instalaram irregularmente, sem autorização do poder público competente, por meio de instalações improvisadas, com dezenas de cadeiras de praias, guarda-sóis, caiaques, que ficam permanentemente no local;
3. O monitoramento, de acordo com as normas estabelecidas pela REFAUTS, dos passeios de barcos/lanchas que são realizados em suas águas.
4. Manter fiscalização permanente no local, com fiscais que coíbam os abusos e o desrespeito ao meio ambiente, e instituir multas e penalidades para quem contribuir para a degradação da Praia do Curral/Baía dos Golfinhos.

O que você pode fazer

Assine a petição online. Clique aqui para assinar!
Divulgue este post. Você já pode ajudar compartilhando este post para divulgar a campanha para seus amigos.
Procure um posto de coleta de assinatura. Existem vários postos de coleta de assinaturas espalhados por Pipa que você pode procurar e colaborar.
Transforme seu ponto comercial em um local de coleta. Se quiser que seu ponto comercial seja um local de coleta das assinaturas, entre em contato pelo e-mail: sosbaiadosgolfinhos@gmail.com

Do portal: https://curiozzzo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...