sábado, 13 de maio de 2017

Av Sachet - 1939
André Madureira
·
Cartão Postal com vista parcial da então Av Sachet em fins da década de 1930.
Foi até 6 de maio de 1944 que a principal avenida desse bairro teve como patrono, Sachet, o inseparável mecânico do Pax de Augusto Severo. Nessa data, o então prefeito da capital, o dr José Varela, sanciona um decreto que modificava para Duque de Caxias a antiga Av Sachet. Houve um período em que, em homenagem a educadora, escritora e poetisa potiguar, Nisia Floresta Brasileira Augusta, essa avenida também se chamou "Nisia Floresta". Essa modificação no nome veio no final dos anos 20.
Cerca de 10 anos depois, em 23 de outubro de 1936, durante as comemorações ao dia do aviador, o dr. Luiz da Câmara Cascudo, ao pé do monumento de Augusto Severo, solicita ao prefeito da capital que voltasse a denominar-se Sachet a avenida ligada a praça Augusto Severo. A intensão era de deixar junto da praça Augusto Severo a avenida Sachet, "...não desunir quem a morte juntara", na frase do escritor.


Fotógrafo: Antonio Berbér
Ano: 1939

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...