sábado, 1 de julho de 2017

Lembrando Andière Abreu


Andière Abreu ou “Majó” como era habitualmente chamado, era meu amigo e conterrâneo. Poeta dos bons do Assu “onde a poesia eterna, mora”. A sua predileção para versejar era a glosa (décimas), porém escrevia sonetos classicamente metrificados.Bom de copo, de garfo e de prosa também. Eu tive o prazer de gozar da sua amizade e com ele tomar ‘umas e outras’, nos bares de Natal e Assu, nossa terra natal querida. Andière, "sonhou e amou ao compasso de muitas violas e sob inspiração de muitos sorrisos, imaginou a própria lua enamorada de suas farras e fanfarras." - E escreveu aquele bardo potiguar no seu romantismo, o soneto que adiante:

Não quero ver tristeza em teu rosto
Nem que alguém pense um dia magoá-la,
Que nem em sonhos sintas um desgosto
Para tê-la feliz quando abraçá-la.

Quero que te sintas bem ao teu gosto
Sempre sorridente quero encontrar-te
Que todo o teu ser viva bem disposto
Para em teu altar poder venerar-te

Eu te darei o mar, céu e uma estrela
Se for ainda pouco para tê-la
Dar-te-ei o sol com todo calor.

Tenho muita coisa para te dar,
Com pouco a exigir sem reclamar
Quero apenas ter só o seu amor.

E ainda com amor e paixão, implora o poeta nos versos (glosa) abaixo transcrito:

Eu estou muito sofrido
De mim tenha compaixão
Esqueça a palavra "não"
Ouça bem o meu pedido.
Um coração já transido
Mas que luta com ardor
Não quer se entregar à dor
E implora: "diga-me sim"
Pois um não será meu fim
Dê-me um pouquinho de amor.
Pena que Andère tombou ferido de morte numa manhã de 26 de junho último, aos 86 anos de idade,deixando a terra Norte-rio-grandense, deserdada da sua arte poética. E escreveu Andière os versos (glosa) premonitório, dizendo assim:

Vou deitado mas, ativo
Olhando bem pra vocês,
Já que só morro uma vez
Quero ouvir música ao vivo.
O momento é emotivo
Mas temos que superar
Cantem sim, quero escutar
Letras lindas de seresta,
Façam pra mim uma festa
Quando forem me enterrar.

Afinal, deixo aqui registrado a minha homenagem póstuma ao amigo Andière, nos versos conforme transcrevo:

"(..) Poeta imortal!
Tirou “a camisa da vida” e não morreu!
O seu corpo é que ficou no chão...
O espírito voou
Para alcançar
Um mundo diferente...
Nas estrelas ou nos astros."

Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  UMA VEZ Por Virgínia Victorino (1898/ 1967) Ama-se uma vez só. Mais de um amor de nada serve e nada o justifica. Um só amor absolve, santi...