segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O “CAVIAR DE CAJU” É UMA INVENÇÃO DE CAICÓ (RN) QUE VOCÊ PRECISA PROVAR

Este é Sandro Medeiros junto com sua mulher Rosineide Medeiros:

Sandro e Rosilene. Foto: Thyago Macedo / Revista Deguste
Eles são cozinheiros na cidade Caicó (“região do Seridó”, parte sul do RN) e gostam muito de fazer experiências na cozinha para tentar criar pratos inovadores. O melhor de tudo é que fazem isto usando elementos da própria culinária regional.
Um dia eles estavam em uma destas experiências usando o caju, fruta símbolo do Rio Grande do Norte. Ao picarem e misturarem a popa da fruta com outros ingredientes perceberam uma textura e um sabor diferenciado, nascia assim o “Caviar de Caju”!
Basicamente o prato é feito com manteiga da terra, cebola, alho, pimentão, alcaparras e azeitonas, tudo picado em minúsculos cubinhos (corte em “axe”), ou seja, de uma forma que fiquem parecidos com o caviar tradicional. A mistura leva ainda molho shoyo e vinagre, e deve ser mexida lentamente por vários minutos. O resultado é este:

Olá, sou um caviar de caju! Foto: Thyago Macedo / Revista Deguste
O caviar é servido no restaurante do casal – que coincidência ou não se chama Restaurante Brilhante – de uma forma também bastante criativa e muito regional: em cima de uma espécie de biscoito da macaxeira, que é feito de macaxeira cozida e passada no ralador, depois amassada e misturada com queijo coalho, farinha de trigo, fermento, e assada no forno.
Sandro e sua esposa ainda inventaram outro prato usando caju, o “Caju Metido a Besta” (que também está ali na foto), que nada mais é que um empanado de rodelas de caju, sal e pimenta, outro sucesso em seu restaurante.

Quer tentar fazer em casa? Os autores liberaram a receita e ainda explicam tudo aqui nesse vídeo:

Se você quer conhecer de perto esse prato o restaurante do casal Medeiros fica na Rua Joel Damasceno, 833, no centro de Caicó.
Fonte: https://curiozzzo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...