sexta-feira, 27 de julho de 2018

LINDA LEMBRANÇA NA INFÂNCIA

BOLA DE MEIA
Na nossa época de criança, os meninos humildes tinham criatividade para brincar. Os sonhos eram realizados quando poucos tinham acesso a bola de borracha ou de couro, daí termos de improvisar e construir aquele objeto tão desejado.
Consegui-la nas nossas brincadeiras era quase impossível, diante das dificuldades financeiras daquele pequeno grupo de atletas mirins. Porém, o sonho de vê-la rolando nos campos improvisados, sob os nossos pés, era a mais pura realidade.
O primeiro passo seria conseguir uma meia, geralmente dos nossos pais, o que era teoricamente impossível, pois aquele par jamais poderia ficar ímpar, segundo a argumentação das nossas mães.
Através do tempo, depois de conseguir a meia, restava preenchê-la com algodão ou poucos pedaços de pano para formatar a futura bola, que iria ser lançada no campo sagrado da nossa imaginação, para a alegria da nossa infantilidade.
O jogo ocorria em fundo de quintal, em frente à nossa casa ou em um beco. A minha turma, geralmente, jogava entre a casa onde papai morava (casa de Solon) e o antigo prédio dos Correios (que nunca foi inaugurado), onde hoje localiza-se a Junta Militar.
A partida só terminava com o grito de nossas mães para o almoço, à tarde quando a noite estava chegando e ninguém via mais a bola ou através de confusão.
Bola de meia que proporcionou amizades, brigas, alegrias, topadas em pedras, gols...e que gols.
Amiga bola de meia, quanta saudade. Você está patenteada no amor, na alma e na nossa infância pobre e feliz.
Depois, a realidade foi outra, pois ganhei de presente de papai algumas bolas que me marcaram e ainda lembro do nome: Canarinho, Campeão e Dente de Leite.
Marcos Calaça, jornalista cultural e saudosista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que eu seja eternamente eterno louco e nunca deixe de sonhar na vida. (João Lins Caldas, pensador potiguar).